“Clemente e Mariana – Um sonho americano” apresentado em Pawtucket

Durante as Festas de São Vicente de Paulo nos Amigos da Terceira, foi lançado o livro de Victor Santos “Clemente e Mariana - Um sonho americano”.
Este livro já foi apresentado em várias ilhas dos Açores e agora foi lançado na cidade de Pawtucket, RI.   Márcia Sousa descreveu o livro: “História, romance, evidenciando a história de emigração nos Estados Unidos e nos Açores (ilha Terceira) nos anos de 1926. Os protagonistas deste romance pertencem a um número reduzido de emigrantes que conseguiram entrar para os Estados Unidos depois da penalizadora lei de emigração em 1921. Viveram os seus primeiros anos de América, num tempo em que a vida não foi fácil, a depressão económica de 1929 e nos anos difíceis da II Guerra Mundial. Foram anos de pouca emigração açoriana para as terras americana por vezes com alguma discriminação”.
  Márcia Sousa prosseguiu a apresentação do romance: “Victor Santos dá-nos um perfeito relato da experiência da emigração. O choque dos dois mundos, a integração, a afirmação da identidade, as relações interculturais, enfim.... um pouco de tudo”.
E no decorrer da apresentação Márcia Sousa sublinha: “Ficam bem patentes as características da nossa gente. Gente honrada, trabalhadora, solidária, aventureira, lutadora”.
Mas qualquer obra dos mais variados teores necessita de uma base de uma inspiração.
“Victor Santos teve como fonte de inspiração os seus antepassados, seus bisavós”.
Márcia Sousa diz que, baseado na leitura do romance “Victor Santos recria a infância vivida na ilha Terceira, as primeiras fases da vida, o percurso de aprendizagem feito de alegrias e dúvidas, sonhos e desejos, esperanças e decepções, raivas e frustações, inquietações de partir e ficar”.
Mas no pensamento do ilhéu o sonho americano
“Desde a vida nas ilhas à viagem para a América, dos primeiros dias na terra do tio Sam, ao casamento, aos anos que se seguiram, regresso à ilha, até às voltas que a vida dá existe uma linha condutora que se baseia em experiências difíceis mas cheias de esperança”.
Não vamos acrescentar mais. A curiosidade final pode ser satisfeita pela aquisição do livro.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker