“Manual de Avaliação da Segurança Sísmica para edifícios é contributo essencial que alia ciência às boas práticas”, diz Berta Cabral

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, presidiu, hoje, na ilha do Pico, à sessão de encerramento do Congresso Regional dos Engenheiros Técnicos, subordinado ao tema “Sismologia, Vulcanologia e a Engenharia na Gestão de Riscos”.
Berta Cabral anunciou aos participantes a edição do “Manual de Avaliação da Segurança Sísmica e Reforço de Edifícios de Alvenaria”, já elaborado e em fase de impressão.
Trata-se de uma obra do Governo dos Açores que resulta, segundo a titular da pasta das Infraestruturas, de “um produto desenvolvido no âmbito do projeto europeu MICNEI que não só vem testemunhar a aplicação da investigação científica ao serviço da técnica, da prática e do bem-estar das populações, mas também facultar uma ferramenta de trabalho a todos os profissionais que se debruçam sobre projetos nesta área”.
A governante referiu, neste âmbito, que “o programa do XIII Governo Regional, através da missão do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), da tutela da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, confere uma atitude que privilegia a promoção de um trabalho de excelência na investigação e formação, na divulgação de novas técnicas, no estabelecimento de normas e regulamentos, e ainda do controlo da qualidade dos materiais de construção”.  
Para Berta Cabral, o Governo dos Açores reconhece o valor inestimável da ciência “no desenho de estratégias sustentadas em metodologias e instrumentos coerentes”, para se antecipar e acompanhar “qualquer atividade sísmica ou vulcânica”.  
“Será, seguramente, com essas estratégias que se poderá melhorar, através da prevenção e da proteção, a qualidade do edificado e a segurança das pessoas”, garantiu a governante.
Na ocasião, a Secretária Regional com o pelouro das Infraestruturas realçou que “o XIII Governo dos Açores tem na Ordem e nos Engenheiros Técnicos a plena confiança na sua abordagem e responsabilidade profissional na gestão dos riscos associados à temática debatida neste Congresso, assim como em qualquer outra área indispensável ao processo de desenvolvimento sustentado das nossas ilhas.
O Congresso Regional dos Engenheiros Técnicos, organizado pela Ordem dos Engenheiros Técnicos e pela Secção Regional dos Açores, realizou-se a 17 e 18, no Museu da Indústria Baleeira, na ilha do Pico.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker