A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas anunciou que, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), realiza, nos próximos dias 28, 29 e 30 deste mês, uma acção de formação no âmbito do Plano de Divulgação do Conhecimento Científico e Tecnológico (PDCCT), programado para este ano. Esta acção será promovida presencialmente, com transmissão online, e centra-se na temática da Engenharia Costeira, em particular na propagação de ondas.
Uma das grandes apostas feita no plano de formação deste organismo, programado para este ano, segundo informação disponibilizada, centra-se nos princípios fundamentais e projecto de infra-estrutura de Engenharia Costeira, contemplando um programa destinado à temática, com a promoção de diversas acções. Os modelos numéricos, os avanços no campo das medições, na aquisição de dados oceanográficos e na compreensão do ambiente marinho e dos processos costeiros, levaram a uma maior sofisticação dos instrumentos disponíveis para o Projecto de Infraestruturas Costeiras. Por outro lado, muitos dos intervenientes neste campo detêm pouco conhecimento sobre os processos costeiros, propriamente ditos, e os instrumentos disponíveis para os quantificar.
O objectivo principal deste programa de formação, que está previsto durar até 2024, passa por melhorar o conhecimento em Engenharia Costeira para todos na profissão, quer estejam ainda numa fase inicial, ou mais avançada, da sua carreira. Assim, os cursos contêm uma parte teórica e uma parte prática, podendo incluir resolução de problemas, trabalho de laboratório, estabelecimento de modelos matemáticos de simulação e análise estatística de dados. Neste contexto, já foram feitas três formações nos Açores desde 2020. Este curso em particular, que é o segundo do plano de acções deste ano sobre engenharia costeira, será coordenado por António Trigo, do Instituto Superior Técnico de Lisboa, em conjunto com Silvia di Bona, especialista em Surface Modelling System (SMS).