Três mil alunos de cinco escolas vão participar no Festival de Ciência do Centro de Ciência da Escola Secundária Antero de Quental

 A Escola Secundária Antero de Quental, em parceria com a Fábrica - Centro de Ciência Viva da Universidade de Aveiro e o Expolab - Centro de Ciência Viva dos Açores, está a organizar o segundo Festival de Ciência do Clube de Ciência Viva do estabelecimento de ensino secundário, com o espectáculo de Ciência “Física Viva”.
Este festival irá decorrer no Coliseu Micaelense com três sessões, nos dias 26 de Setembro às 10h30 e 15h00 e 27 de Setembro às 10h30. As sessões das 15h00 do dia 26 e das 10h30 do dia 27 terão transmissão via Canal do Youtube da Fábrica de Ciência Viva da Universidade de Aveiro para todas as escolas das regiões autónomas dos Açores e Madeira.
 “Física Viva” resulta do show de Física criado por António José Fernandes, Jorge Monteiro e Pedro Pombo, do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, que em parceria com a Fábrica Centro Ciência Viva, foi produzido para o espectáculo “Comunicar Ciência” em ambiente não formal. Este espectáculo é destinado a jovens e adultos e proporciona momentos em que o público é convidado a experimentar as aplicações da Física.
Com base num discurso que recorre ao tema “Energia em nossas casas”, é possível aliar rigor científico a momentos lúdicos de imaginação e criatividade, aliciando o público para uma intervenção activa. O espectáculo “Física Viva” inicia com uma apresentação de luz laser e cor, percorre vários ramos da Física, como Ondas, Mecânica, Termodinâmica e Eletromagnetismo e termina com o público a assistir a uma pequena encenação do filme “A Guerra das Estrelas”.
 O clube de Ciência Viva da Escola Secundária Antero de Quental tem por objectivo a divulgação científica, aproximando a sociedade e a ciência de uma forma divertida e lúdica.
 “Ciência para Todos”, tenta promover sinergias e parcerias entre os mais variados campos do saber e da sociedade, tentando desmistificar o conhecimento científico junto da população..
Este festival tem por objectivo a formação de espaços de ciência abertos, a toda a comunidade, para promover o acesso a práticas científicas inovadoras e prevê contar presencialmente com a participação de 3.000 jovens de cinco escolas diferentes.
Esta iniciativa do Centro da Ciência da  Escola Secundária Antero Quental conta com o financiamento da Agência Nacional Ciência Viva e Direcção Geral da Educação (DGE) no âmbito do Clube Ciência Viva na Escola, Fábrica de Ciência Viva da Universidade de Aveiro, o apoio do Coliseu Micaelense e NOS Açores.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker