O Grupo Sousa, através do seu armador GS Lines, adquiriu por 28 milhões de euros e registou no Registo Internacional de Navios da Madeira (RINMAR), mais um navio porta-contentores com capacidade para 1.577 contentores a quem deu o nome de ‘Ferdinanda S’, em homenagem à mãe do fundador e detentor de 80% do capital, Chairman e CEO do Grupo, Luís Miguel Sousa.
A compra de mais este navio reflecte o forte compromisso e estratégia de longo prazo do Grupo nos mercados onde opera, em que se destacam, naturalmente, as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, Cabo Verde e Guiné Bissau.
O ‘Ferdinanda S’ tem uma tonelagem de arqueação bruta de 17.294 toneladas, com um comprimento de 172 metros. Trata-se do navio ‘Marine Taraba’, construído em 2008, navio “gémeo” do ‘Raquel S’, comprado em 2018 pela GS Lines e que, recorde-se, é até hoje o maior porta-contentores alguma vez detido por armadores portugueses.
O ‘Ferdinanda S’ juntar-se-á, assim, aos restantes navios do Grupo Sousa: ‘Raquel S’, ‘Rebecca S’, ‘Laura S’ e ‘Funchalense 5’, todos eles navios porta-contentores, bem como ao ferry ‘Lobo Marinho’, que assegura as ligações diárias e regulares de passageiros e mercadorias entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo.
O Grupo Sousa “sempre privilegiou a utilização de meios e navios próprios nas suas operações e, com esta aquisição, reforça a utilização de frota própria em detrimento de navios afretados, passando agora a ter seis navios, o que representa 92% do total de 96.259 tonelagem de arqueação bruta que opera”.