Vão marcar presença 17 árbitros. “O grupo é de 21, mas há quatro que, por motivos de força maior, não podem estar presentes”, revelou Hélio Ormonde.
Mais disse, que esse grupo “que consideramos de elite é que arbitrarão os jogos do Campeonato Nacional da Segunda Divisão Feminina e Masculina, ou seja, os jogos da Zona Açores”.
No Clinic de Arbitragem estarão árbitros das oito ilhas com prática da modalidade, a saber: de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Faial, São Jorge, Graciosa, Pico e Flores. O Clinic decorrerá no Complexo Desportivo Vitorino Nemésio, na Praia da Vitória, e funcionará em regime de internato, com o alojamento dos participantes a ser no Hotel Varandas do Atlântico. Os objectivos deste momento formativo visam retomar o processo formativo presencial, aperfeiçoar competências técnicas, reforçar as relações interpessoais e intrapessoais e melhorar o comportamento comunicacional em contexto de processo avaliativo.
Lista de árbitros participantes
São Miguel (4): Bruno Noronha, Tiago Almeida, Paulo Bento e Tiago Meneses.
Terceira (6): Carlos Correia, Francisco Oliveira, Jaime Eloy, João Borba, Maria Gonçalves e Tiago Meneses.
Faial (1): Carlos Rodrigues.
Santa Maria (2): Filipe Figueiredo e Roberto Moura.
Flores (1): Paulo Manes.
Pico (1): Luís Rosa.
São Jorge (1): Paulo Matos.
Graciosa (1): Pedro Cabeceiras.
Programa
Sexta-feira, dia 23 de Setembro: 19h00, Recepção de todos os participantes; 19h45, Jantar; 21h00, Abertura dos trabalhos; 21h15, Como posso ser melhor árbitro? (Marcelino Tavares, CA); 22h15, Arbitragem portuguesa – como está e para onde quer caminhar? Que desafios para os mais novos? (Marcelino Tavares, CA).
Sábado, dia 24 de Setembro: 09h00, Pequeno almoço; 09h20, Protocolo do jogo – Importância para a boa gestão do jogo (Raquel Portela, árbitra internacional); 11h00, O 2.º árbitro do jogo – Técnica de arbitragem e comunicação – Que relação com a cooperação? (Marcelino Tavares, CA); 12h30, almoço; 14h00, O 1.º árbitro – Gestão do jogo junto à rede – Posturas. Guidelines – Importância para o jogo? (Raquel Portela, árbitra internacional); 15h30, Gestão disciplinar durante o jogo – comportamentos para o sucesso do desempenho arbitral (Raquel Portela, árbitra internacional); 18h00, Processo de avaliação – contributos para o saber fazer arbitral? (Margarida Pires, Augusto Mendonça, Laura Jora, Carla Costa, Hélio Ormonde – Observadores e Marcelino Tavares, CA); 20h00, Encerramento dos trabalhos; 20h30, Jantar.
Domingo, dia 25 de Setembro: 08h45, Pequeno almoço; 09h30, Gestão do processo e critérios da CAR 2022/2023 (Hélio Ormonde, CAR); 10h30, Análise de casos de jogo – Que decisões a tomar? (Raquel Portela, árbitra internacional); 12h30, Encerramento dos trabalhos; 13h00, Almoço de encerramento.