Altice anuncia investimento de 8 milhões de euros nos Açores após reuniões com Governo e autarquias

A Altice Portugal anunciou um investimento de 8 milhões de euros entre 2022 e 2023 na Região Autónoma dos Açores em redes, tecnologia e inovação, e iniciativas de apoio nas áreas da sustentabilidade e responsabilidade social.
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu na Quarta-feira em audiência no Palácio de Sant’Ana,  a Administração da Altice, valorizando na ocasião os investimentos previstos pela empresa para a Região.
Por seu turno, a Presidente Executiva da Altice Portugal, Ana Figueiredo, revelou que a empresa pretende, até ao fim de 2022, levar o 5G a 75% da população açoriana,
A implementação plena da tecnologia 5G, acredita o Presidente do Governo, vem suprir uma necessidade há muito reclamada e responder a um repetido anseio das populações açorianas, sendo que o melhorar a cobertura da rede de fibra óptica deve abarcar não só empresas, mas também para os lares das famílias.
No mesmo dia, as câmaras de Ponta Delgada, Lagoa e Ribeira Grande assinaram protocolos com a Altice, de acordo com as estratégias definidas por cada edilidade.
Actualmente, a Ribeira Grande conta com uma taxa de cobertura na ordem dos 95%, sendo intenção da Altice Portugal que, até final deste ano, toda a rede do concelho esteja coberta por fibra óptica e tecnologia 5G. De acordo com Alexandre Gaudêncio, Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, este acontecimento é fundamental para o desenvolvimento do concelho, sobretudo porque irá reforçar a notoriedade da Ribeira Grande como um destino que, ao nível de comunicações, está na vanguarda daquilo que se pratica no país, além do que irá permitir atrair nómadas digitais, devido ao facto das ligações serem mais rápidas.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, após a assinatura disse: “A transição e a conectividade digital já não podem ser um desafio, têm de ser uma realidade imediata, e este documento que rubricamos hoje reveste Ponta Delgada de argumentos para se consolidar como uma verdadeira Smart City e manter-se atractiva para nómadas digitais e a novas oportunidades de investimento”,
Com o objectivo de expandir a rede de fibra óptica no Concelho de Lagoa de forma a alcançar uma taxa de disponibilidade igual ou superior a 95% do número de fogos do concelho até ao final do ano de 2022, o acordo foi assinado pelo Vice-presidente da Câmara de Lagoa, Frederico Sousa, e do membro do Conselho Executivo da Altice, João Epifânio.
Neste momento, a Altice Portugal é proprietária de uma rede de condutas instalada no concelho de Lagoa com cerca de 35 mil metros. O acordo, visa estabelecer uma relação de cooperação entre o município de Lagoa e a Altice, tendo em vista a expansão da rede de fibra óptica e de reforço de cobertura de rede móvel no concelho de utilização recíproca das condutas, pertencentes a cada uma delas, e que se encontram instaladas na Lagoa.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker