Faleceu José Humberto Chaves, ex-Presidente da Câmara de Vila do Porto e antigo Deputado à Assembleia Legislativa Regional dos Açores

 Faleceu José Humberto Medeiros Chaves, de 73 anos de idade. José Humberto de Chaves foi quadro da SATA e dedicou-se depois à actividade política, tendo sido Presidente de Câmara de Vila do Porto, Presidente da Assembleia Municipal, e Presidente da Associação de Municípios dos Açores. Foi eleito Deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores pelo Partido Socialista, para a 5ª, 6ª e 7ª legislatura.
José Humberto Chaves foi um defensor incansável pelo progresso económico e social de Santa Maria e tinha um pendor social que fazia dele um persistente apoiador dos mais necessitados. Foi Presidente do Recolhimento de Santa Maria Madalena e Presidente da Assembleia Geral da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres em Santa Maria. José Humberto Chaves foi, desde a fundação do Partido Socialista, um destacado militante, tendo-se distinguido por uma postura de permanente defesa da ilha de Santa Maria.
Foi contra a mudança da placa giratória de Santa Maria e foi um defensor da manutenção da NAV em Santa Maria.
 Era presentemente Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santa Maria.
O Presidente do Governo José Manuel Bolieiro, em nota publicada no portal do Governo, disse ter sido com enorme pesar que “tomo conhecimento do falecimento de José Humberto Medeiros Chaves.
Tenho a lamentar a partida de um homem de convicções, empenhado no sucesso dos Açores, dedicando a sua vida à causa pública e à ilha de Santa Maria, a terra que o viu nascer. Será sempre recordado pela sua cordialidade e coragem, merecendo o reconhecimento de todos nós.
Em meu nome e em nome do XIII Governo dos Açores, endereço à sua família e amigos as mais sentidas condolências”, lê-se na nota.
Também o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, numa nota à imprensa, manifestou a sua profunda consternação e sentido pesar pelo falecimento de José Humberto Chaves.
“Foi um cidadão e político que se afirmou, e afirmou a sua ilha de Santa Maria, pela sua incansável dedicação, pelo seu permanente empenho e pela sua grande capacidade de realização, aliados a um elevado sentido de dever e profundo compromisso com a sua ilha e com os Açores”, referiu Vasco Cordeiro, citado na nota enviada às redacções.
“Santa Maria perde um dos incansáveis lutadores pelo seu progresso e pelo seu desenvolvimento, cujo empenho político, mas também cívico, o qual foi bem para além do exercício de cargos políticos, se manteve até hoje.
“Nesta hora de luto, quero, em meu nome pessoal, e no nome do PS/Açores, endereçar à sua família, aos seus amigos, bem como a todas as organizações que contavam com a colaboração e o empenho de José Humberto Chaves, as nossas sentidas condolências e a expressão do nosso pesar”, disse Vasco Cordeiro, ainda citado.
O jornal Correio dos Açores, na pessoa do seu Director, Américo Natalino Viveiros, apresenta a toda a família enlutada as sentidas condolências.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker