O município da Madalena foi reconhecido, uma vez mais, “pelo excelente trabalho evidenciado na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação”, com a atribuição de uma menção honrosa no Prémio Viver em Igualdade.
A candidatura da autarquia destacou-se entre as restantes em concurso, pela promoção da inclusão social e da conciliação da vida laboral e familiar, através dos múltiplos projectos dinamizados pela edilidade neste âmbito, nomeadamente a abertura do primeiro e único Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes existente no Triângulo, e criação de três ludotecas no concelho.
Na vanguarda das políticas sociais, a Câmara da Madalena foi ainda a primeira dos Açores a adoptar um Plano Municipal Para a Promoção da Igualdade de Género.
Criados em 2016, os Prémios Viver em Igualdade têm como objectivo distinguir e reconhecer municípios com práticas que promovam a territorialização e apropriação local dos objectivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação, nas dimensões da igualdade de género, da prevenção e combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica, e na prevenção e combate à discriminação.