O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural anunciou ontem, em Angra do Heroísmo, que o processo de certificação de mais cinco matadouros dos Açores terá início em 2023.
“Actualmente, existem no arquipélago dois matadouros com certificação de bem-estar animal: um na ilha de São Miguel e outro na ilha Terceira. É nossa intenção iniciar em Janeiro a certificação de mais cinco matadouros nos Açores, sete abatedouros com certificação de bem-estar animal até o final de 2023”, anunciou.
António Ventura falou na sessão de abertura da segunda edição da ExpoCarne, que decorreu no Parque Multissectorial da Ilha Terceira. Na ocasião, referiu que a ilha de São Jorge ficou de fora desta certificação, pois está em processo de construção de um novo matadouro, assim como a ilha do Corvo, por ter um matadouro a necessitar de algum investimento.
“O bem-estar animal e esta certificação são essenciais para projectar os nossos produtos, ir ao encontro das preocupações dos consumidores e consolidar a nossa qualidade muito distintiva, que é a especial ligação entre humanos e animais que existe nos Açores”, disse.
“Com este avanço na certificação dos matadouros, colocamos os Açores na rota das regiões e países preocupados com o bem-estar animal”, sublinhou o Secretário Regional.
No que respeita à produção de carne, António Ventura referiu que este ano “comparando com o período de Janeiro a Setembro de 2021, houve um aumento de um milhão e meio de quilos de carne, com mais sete mil animais abatidos”, correspondendo a um aumento de 13 por cento.
“Isso significa que quando os animais são convertidos em carne, há ganhos locais, pois há mais produção local e menos exportação, com todas as consequências positivas que isso obviamente traz em termos de geração de riqueza, geração de empregos e auto-suficiência alimentar; uma auto-suficiência alimentar progressiva que nos dá autonomia política”, sublinhou.
O governante destacou a qualidade da eficiência e eficácia do evento bem como dos produtores de carne, que continuam a produzir carne de qualidade específica.
Esta edição da ExpoCarne surge num momento em que a produção de carne tem vindo a aumentar nos Açores.