Equipa de saúde do HDES ganha prémio nacional por ter projecto inovador na pandemia

O vencedor da 2.ª edição do Prémio Luísa Soares Branco da Associação Respira e da Linde Saúde é o projecto “Reabilitação Respiratória Pediátrica em contexto de pandemia – Telecinesiterapia Respiratória e visitação domiciliária”, da equipa da Unidade de Saúde de São Miguel, soube o Correio dos Açores.
 O prémio será entregue no próximo dia 12 de Novembro, no 38º Congresso da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
 O projecto da equipa do HDES surgiu em 2020, com o intuito de “melhorar a acessibilidade aos programas de Reabilitação Respiratória por parte das crianças que, devido ao encerramento do Serviço de Cinesiterapia Respiratória do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), como consequência da pandemia, ficaram privadas destes cuidados”.
O projecto tem na sua base a Visitação Domiciliária e a Telecinesiterapia Respiratória, “método de trabalho inovador, seguro e eficaz que consiste na realização dos exercícios respiratórios por vídeo consulta”. A sua implementação “contribui para a redução das agudizações da patologia respiratória e dos internamentos hospitalares evitáveis, levando à melhoria da qualidade de vida das crianças e à redução de custos em internamentos hospitalares”.  
A entrega do Prémio Luísa Soares Branco irá acontecer no último dia do Congresso da SPP, no Centro de Congressos do EPIC Sana Hotel, no Algarve, numa cerimónia presidida por Carlos Robalo Cordeiro, Presidente da European Respiratory Society (ERS).  
 O Prémio Luísa Soares Branco, no valor de 2.500 euros, distingue projectos de instituições públicas ou privadas, que se destaquem na prestação de serviços e cuidados de saúde a doentes respiratórios crónicos, em especial a pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). É uma iniciativa de âmbito nacional que resulta de uma parceria entre a Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras doenças respiratórias crónicas – e a Linde Saúde, empresa líder nos cuidados respiratórios domiciliários em Portugal.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker