O Governo Regional informou ontem que, a 25 de Outubro de 2022, encontravam-se em lista de espera para frequentar as creches dos Açores 847 crianças.
Em resposta a um requerimento dos deputados do Bloco de Esquerda, António Lima e Alexandra Manes, o Executivo apresenta os números descriminados por ilha e por instituição. A grande fatia destas crianças em lista de espera encontra-se na ilha de São Miguel (627), sendo que a Associação de Jardins-Escolas João de Deus (103), o Centro de Apoio Social e Acolhimento Bernardo Manuel Silveira da Estrela (63) e os Centro de Bem Estar Social João XXIII e o Centro Paroquial de Bem Estar Social de São José, ambos com 43 crianças, são as instituições onde a já referida lista de espera é mais numerosa.
Na ilha Terceira, onde um total de 130 crianças se encontravam em lista de espera para frequência de creches, a Associação de Desenvolvimento - Olhar Poente, com 32 crianças, e a Caritas da Ilha Terceira, com 25, eram as instituições com números mais elevados nesta vertente.
Já no Faial, a terceira ilha do arquipélago onde mais crianças se encontravam em lista de espera (53), 21 crianças aguardavam por entrada na Casa de Infância de Santo António, 20 no Centro Comunitário do Divino Espírito Santo - Flamengos e 12 no Lar das Criancinhas da Horta.
No documento que foi publicado no site oficial da Assembleia Legislativa Regional, é ainda referido que no Pico encontravam-se em lista de espera 21 crianças; 6 em São Jorge; 4 em Santa Maria e Graciosa e duas na Ilha das Flores.
2.897 crianças inscritas nas creches
Outro dos aspectos questionados pelo requerimento dos bloquistas, prendia-se com o número total de crianças a frequentar as creches da Região. Nessa vertente, o Governo Regional informou que se encontravam inscritas, segundo dados relativos a 11 de Outubro de 2022, um total de 2,897 crianças nas creches açorianas. Desse valor, 1.591 crianças frequentavam instituições de São Miguel. As instituições com o maior número de inscritos nesta ilha eram o Patronato de São Miguel (138), Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada (112) e Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande (102). Na ilha Terceira, onde frequentam as creches daquela ilha 732 crianças, as instituições com maior número de inscritos eram a Associação de Desenvolvimento - Olhar Poente (135), Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (68) Casa do Povo da Terra Chã e o Centro Infantil de Angra do Heroísmo, ambas com 67 crianças inscritas. No Faial, a terceira ilha dos Açores com maior número de inscritos (204), a grande maioria, 84 crianças, frequentava o Lar das Criancinhas da Horta e 78 o Centro Comunitário do Divino Espírito Santo – Flamengos.
Nas restantes ilhas do arquipélago, encontravam-se inscritas em instituições com resposta social em creche 108 crianças no Pico; em São Jorge 105; 56 nas Flores; 50 na Graciosa; 46 em Santa Maria e 6 na ilha do Corvo.