Presidente do Governo defendeu em Bruxelas o POSEI Transportes para as Regiões Ultraperiféricas

 O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, destacou ontem em Bruxelas que a procura de “posições e soluções específicas” junto dos organismos europeus que respondam aos desafios das Regiões Ultraperiféricas (RUP) é o “grande desafio” para estas regiões. “Hoje, como ontem, o grande desafio reside nas exigências” que estas regiões, como os Açores, devem continuar a reclamar às autoridades europeias, disse.
José Manuel Bolieiro falava no Parlamento Europeu por ocasião da 27.ª Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, que termina hoje em Bruxelas.
As “condições e constrangimentos” das Regiões Ultraperiféricas, nomeadamente o seu afastamento e insularidade, devem ser “reconhecidas em tratado”.  O Presidente do Governo manifestou a sua satisfação com o “impulso” que foi dado recentemente, por exemplo, com a revisão da estratégia para as Regiões Ultraperiféricas no que diz respeito à “defesa” destes territórios.
O Presidente do Governo lembrou as várias crises dos últimos tempos, como a crise da covid-19, a crise da inflação e a guerra. Neste contexto, lembrou a importância das comunicações e cabos submarinos nestes territórios, defendendo que, no futuro, se deverá trabalhar para a criação do POSEI-Transportes, um mecanismo que visa “mitigar o afastamento e a insularidade”.
As Regiões Ultraperiféricas, como defendeu, devem ser “compensadas pelo custo adicional do transporte marítimo e aéreo de mercadorias e pessoas”. A 27.ª Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas adoptará uma declaração final defendendo estes territórios e reforçando as relações com as instituições europeias.
Existem nove Regiões Ultraperiféricas da União Europeia - Açores, Madeira, Canárias, Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, Reunião, Maiote e São Martinho.

Roberta Metsola convidada 
a visitar os Açores
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reuniu-se ainda ontem em Bruxelas com a Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, com quem trocou saudações e debateu assuntos de relevância para a Região e a sua integração europeia.
O Presidente do Governo exortou a Metsola a ter “especial sensibilidade” para com as Regiões Ultraperiféricas (RUP), nomeadamente os Açores, que actualmente não tem representante no Parlamento Europeu.
O Presidente do Governo aproveitou para convidar o Presidente do Parlamento Europeu a visitar os Açores.
José Manuel Bolieiro está em Bruxelas para participar na Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, tendo também realizado vários encontros com outros dirigentes europeus e representantes de Portugal e dos Açores na Bélgica.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker