A Câmara Municipal de Lagoa lançou, ontem, no Cineteatro Lagoense Francisco D’Amaral Almeida, a plataforma digital Geração + On, com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto.
A sessão de apresentação contou com a participação de dois oradores: António Luís Teixeira, do Grupo Hilton, apresentou o perfil profissional para a área do turismo e Renato Oliveira, Senior Team Manager da empresa Jolera, o perfil profissional para a área das novas tecnologias.
A plataforma Geração + On, financiada através da Iniciativa Social Descentralizada da Fundação La Caixa/ Banco BPI, é uma plataforma online, onde todos os jovens desempregados do concelho, nomeadamente, os que estão à procura de emprego e os que irão terminar formação e medidas de emprego no município, se podem inscrever para se disponibilizarem para formação e emprego. Por outro lado, as empresas e empregadores também podem registar as suas ofertas de emprego e as entidades formadoras as suas ofertas de formação.
Segundo a Presidente Cristina Calisto, será “mais um recurso que irá certamente contribuir para o desenvolvimento social e económico da Lagoa e que constitui a interface entre a oferta e a procura ao nível do mercado de trabalho, selecção e recrutamento de recursos humanos”.
“Sendo uma das apostas deste Executivo, o capital humano do município e, de um modo específico, a capacitação e apoio aos jovens lagoenses, sob o desígnio da promoção da qualificação, da empregabilidade e da sua fixação no concelho”, de acordo com a edilidade, foi criado o Programa Geração + Lagoa. “Este é mais um instrumento colocado à disposição de todos os munícipes, os que procuram emprego e os que necessitam de trabalhadores. Trata-se de uma plataforma com características simples e intuitivas, de forma a facilitar e mitigar os constrangimentos muitas vezes associados à situação de desemprego e consequentemente à procura de trabalho”, referiu a autarca.
Além disso, “todo este programa está alinhado com o conceito de Smart City desenvolvido pelo município, e que pretende melhorar vários domínios de actuação social e comunitária. Considero necessário recorrer à tecnologia e inovação para melhorar a qualidade de vida dos nossos munícipes, aumentando o valor económico gerado na comunidade e promover a sustentabilidade ambiental”, afirmou Cristina Calisto.
“A disponibilização de acesso aos recursos e meios de forma digital, será certamente um primeiro passo para a melhoria da competitividade empresarial do concelho e para a potencialização do capital humano na Lagoa. Acredito que é possível fazer sempre mais em prol dos nossos jovens, das nossa empresas, das nossas entidades e de todas as nossas pessoas, pelo nosso concelho, pela nossa Lagoa”, concluiu a autarca.
De referir que esta plataforma está inserida no Programa Geração + Lagoa, que tem como finalidade proporcionar apoio personalizado a todos os jovens do concelho, permitindo a realização de um processo de autonomização e transição para a vida activa através do qual é possível alcançarem a consequente integração social e profissional, através de um conjunto de acções e iniciativas a desenvolver nos próximos cinco anos. Conta, assim, com três eixos de intervenção: Orientação Profissional; Apoio à Qualificação Profissional e o Apoio à Empregabilidade. Um dos seus objectivos principais é orientar e capacitar os jovens da Lagoa, pois findo um ciclo de estudos ou de formação ou treino de competências e acompanhamento, pretende-se que os jovens consigam mudar as suas vidas. Para isto, é importante que dominem ferramentas de empregabilidade que promovam uma integração no mercado de trabalho com mais facilidade, rapidez e flexibilidade, e consequentemente contribua para um processo de inclusão social activo.
Este programa é destinado a todos os jovens das cinco freguesias do concelho.
No que diz respeito às empresas e entidades formadoras, está aberto não só ao concelho de Lagoa, como também a toda a ilha de S. Miguel e restantes ilhas da Região Autónoma dos Açores.