Defende a Secretária Regional da Educação

Inclusão no desporto escolar de alunos com limitações

A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, apresentou uma proposta para potenciar a participação de alunos com limitações nas actividades desportivas escolares.
O anúncio foi feito no Conselho Regional do Desporto Regional, que reuniu os representantes de todas as escolas do ensino regular e das escolas privadas que participam nas actividades desportivas.
"Apelámos aos elementos do Conselho para equacionarem a participação de alunos com dificuldades motoras, visuais, auditivas e até mesmo mentais, para também participarem nas modalidades do desporto escolar", explicou.
Para isso, a titular da pasta da Educação referiu ser necessário adaptar "os regulamentos dos jogos e das actividades para terem em consideração, nas suas fases de classificação, diferentes critérios, consoante os diferentes níveis funcionais dos alunos".
Durante o encontro, a governante anunciou aos conselheiros que pretende implementar "um sistema transparente e uniforme de redução de horas lectivas" para que os docentes de Educação Física "possam planear as actividades do desporto escolar", servindo este ano lectivo como um "ano preparativo".
"A proposta é que este ano sirva para fazermos uma avaliação, por escola, do interesse nas actividades e nas dinâmicas dos jogos e até mesmo a avaliação do número de alunos participantes", esclareceu.
Sofia Ribeiro frisou ainda a articulação com a Secretaria Regional da Saúde e Desporto através de uma "série de actividades e de dinâmicas" que pretende "avaliar o nível de capacitação dos alunos e a sua condição física", como o projecto DESpertar, e outras actividades que objectivam potenciar "o nível de competição do desporto escolar", como o projecto Dos Zero aos Jogos Olímpicos.
"Por um lado, contribuímos para hábitos de vida saudáveis, mas também potenciamos a qualidade e a competitividade no desporto", realçou.
O Conselho Regional do Desporto Escolar foi presidido, pela primeira vez, pelo Director Regional da Educação e da Administração Educativa, estando antes sob a alçada da tutela do Desporto.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Desporto

Tags:

Theme picker