Senhora da Rosa organiza este fim-de-semana o seu Mercado de Natal com mais de 30 artistas

Pelo segundo ano consecutivo, o Senhora da Rosa, Tradition & Nature Hotel irá organizar o seu próprio Mercado de Natal, a decorrer no próximo fim-de-semana, nos dias 26 e 27 de Novembro, das 10h00 às 18h00, contando com a presença de 32 artesãos açorianos ou a residir nos Açores, abrindo assim espaço para que os seus visitantes possam encontrar prendas únicas e originais para este Natal.
De acordo com Joana Damião Melo, a ideia para esta iniciativa que agora se repete, surgiu, na realidade, em 2013, quando trabalhava num hotel localizado na zona de Sintra: “Tive esta ideia em 2013, através de um projecto liderado por mim e que, na altura, não sabíamos se ia resultar ou não no hotel onde trabalhava, em Sintra, mas facto é que a primeira edição foi um sucesso”. Assim, ao mudar-se para os Açores e investir na reabilitação e recuperação da antiga Estalagem Nossa Senhora da Rosa, em Ponta Delgada, a empresária procurou aplicar esta fórmula bem-sucedida no seu próprio negócio, sendo que o Mercado de Natal realizado em 2021 se revelou um grande sucesso, tendo recebido aproximadamente 500 pessoas num fim-de-semana apenas, o que “ultrapassou as expectativas” da organização e dos artesãos que participaram no evento com os seus expositores.
Conforme explica a proprietária do espaço, o principal objectivo deste Mercado de Natal promovido pela Senhora da Rosa, passa por “alavancar os negócios destes expositores, porque alguns deles não são conhecidos”.
Assim, nesta segunda edição, embora se mantenham alguns dos artistas presentes no ano passado, irão também participar outros artesãos “para dar um ar de novidade e trazer novas abordagens”. Neste mercado, com entrada livre ao público em geral, existirá uma grande variedade de produtos, incluindo os mais tradicionais e aqueles com um toque mais contemporâneo, por conta dos seguintes artesãos e artistas: Os Presépios dos Açores; Os Trapinhos da H; Ciranda flor; Blossom Home Scents; Flora Azorica Saboaria; Estrela do Mar; Maria Barcelos; Aquihano; La Gelateria; La Finca 84; Brincolage; As compotas da Tecy; Mãos que criam; Bazar da Ana; Wild wood Azores; SV Azores; Tupperware Açores; Presépios dos Açores; Sea Fire Cacao; Bloom Clays; Quinta da Feteira; Paula Amaral; Maria Corisca; Sofia Brito; Paulo Alves; Rui Índio com provas de vinhos; Presépios by António Barreto; Celeste Collieuganei, Susana Nascimento, entre outros.
Em causa está, por exemplo, desde chocolate artesanal, saboaria artesanal, bijuteria em cerâmica, em argila de polímero ou prata, passando ainda por roupa para bebé e outros acessórios têxteis feitos à mão com amor, aquarelas, trabalhos com recortes, compotas e azeites caseiros, peças feitas em macramé ou trabalhos em madeira 100% açorianos. Embora o tempo esteja mais frio, o evento irá contar também com a presença da La Gelataria, que criou propositadamente para esta ocasião “sabores natalícios” nos seus gelados artesanais, adianta ainda a empresária, responsável pela organização deste mercado.
Embora o foco deste evento seja o Mercado de Natal, Joana Damião Melo adianta que as portas do hotel estarão abertas para receber os visitantes, que poderão ainda desfrutar do menu especial de almoço do Restaurante Magma, ou dos lanches servidos no bar, experiências que podem contribuir para “um fim-de-semana um bocadinho diferente do habitual”. É ainda incentivado que este mercado seja visitado em família, uma vez que também existem alternativas para as crianças, através do Kids Club, para que os adultos possam fazer as suas compras enquanto as crianças fazem outras actividades.

Um evento singular
para clientes e artistas

Presença assídua nesta segunda edição do Mercado de Natal será Susana Benevides, em representação da sua marca, a Florazorica Saboaria Artesanal, tendo em conta a oportunidade que um evento deste género dá para que vários artistas convivam entre si num ambiente “acolhedor e de festa”, propício também à época do ano que se aproxima.
Uma vez que este é um momento de reunião entre artistas ligados a várias artes, a especialista na criação de sabão adianta que esta pode ser uma oportunidade para “encontrar a prenda ideal para a pessoa certa”, tornando menos cansativa “a corrida às prendas”, até porque este Mercado de Natal da Senhora da Rosa ocorre com antecedência em relação ao Natal, com o objectivo de não se sobrepor a outros eventos públicos já anunciados.
Este tipo de eventos é também importante dado o alcance que pode ter na comunidade, entende a artesã, tendo em conta que “a Senhora da Rosa é um ícone da hotelaria e a sua carta de clientes e visitantes é diferente do que se encontra noutras feiras, pois dão-se mais ao tempo de conhecer o trabalho do artista”, podendo, em algumas circunstâncias, virem a tornar-se embaixadores de alguma marca, tal como podem resultar parcerias interessantes entre artistas.
Na feira deste fim-de-semana, Susana Benevides afirma que trará a Florazorica “em força”, com a sua linha de Natal dedicada aos três Reis Magos e “aos presentes que deram ao Menino”, focando-se principalmente “no Amor, na Alegria e na Partilha”. Em exposição, a artesã terá também loção hidratante para as peles mais secas e uma edição “limitadíssima” de leites de banho.
Ao contrário de Susana Benevides, Daniela Rebocho, da Aquihano (Aqui há nó), será uma das artistas que estará pela primeira vez no Mercado de Natal da Senhora da Rosa, tendo em conta que apenas no passado mês de Setembro a marca fez o seu primeiro ano, fazendo agora a sua estreia pública num Mercado de Natal.
“Decidi abraçar esta oportunidade (…) pois acho que atrai muitos turistas e muitos locais, e uma vez que a Senhora da Rosa é um hotel bastante emblemático e conhecido em Ponta Delgada, devido à sua envolvência, achei que era uma boa oportunidade também para divulgar a marca”, diz a artista, revelando que as suas expectativas estão “bastante elevadas” para este fim-de-semana.
São iniciativas como esta que fazem a diferença para os artistas, uma vez que considera que se começa já a voltar “às origens” e a apreciar as peças feitas à mão, em detrimento daquelas que resultam da industrialização. Por este motivo, Daniela Rebocho concorda que esta é uma boa forma de encontrar “peças personalizadas e fora do comum” para oferecer este Natal.
Tal como Susana Benevides, também esta artista considera que esta é uma boa oportunidade para que os artistas se conheçam melhor uns aos outros, bem como ao trabalho que desenvolvem: “Não conhecia muitos dos artistas, e para mim vai ser bom conhecer muitas destas marcas, porque acho que o artesanato acaba por ser um bocadinho deixado de parte e não é tão divulgado, e temos artistas tão bons por Portugal fora e aqui nas ilhas que acho que, realmente, é muito importante para dar a conhecer artigos únicos e que realmente podem valorizar um bocadinho mais o trabalho do artesão”.
Quanto ao que irá levar para esta segunda edição do Mercado de Natal da Senhora da Rosa, Daniela Rebocho destaca que o foco será a sua colecção de Natal, contendo árvores de natal iluminadas, grinaldas, packs natalícios com algumas decorações para a árvore de Natal, bem como toda uma panóplia de acessórios tais como porta-chaves, brincos, fitas de óculos ou carteirinhas, adicionando ainda suportes de plantas, alguns painéis e, claro, a possibilidade de originar uma nova encomenda.

Joana Medeiros

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker