Acção de divulgação e interação científica nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria

Terá hoje lugar, pelas 10h00, no Salão Nobre do Teatro Micaelense, uma acção de divulgação e interação científica intitulada “Espelho meu, espelho meu, há planeta mais belo do que o meu?”, dinamizada pelo astrofísico e astrónomo Cláudio Melo e aberta a alunos das escolas da ilha de São Miguel.
Esta será uma iniciativa do gabinete do Subsecretário Regional da Presidência, através da EMA - Espaço, e da Agência Espacial Portuguesa, inserida na implementação da Estratégia dos Açores para o Espaço - eixo prioritário Divulgação, Educação e Cultura Científica para o Espaço.
Será sobretudo uma interação entre o convidado e a audiência sobre sustentabilidade, astrofísica e exploração espacial, onde se fará uma reflexão sobre as implicações práticas de nos tornarmos uma espécie interplanetária, como sugere Elon Musk. Olhar-se-á para os planetas extra-solares mais próximos, o que sabemos sobre as atmosferas desses mundos, e viajando pelos planetas do nosso Sistema Solar em busca dos elementos necessários à vida como a conhecemos.
Espera-se com esta actividade, despertar nos participantes uma consciência das nossas origens cósmicas, criando ao mesmo tempo a necessidade de cuidar do nosso planeta e do acesso ao Espaço.
Ainda hoje, pelas 21h00, haverá nova sessão desta iniciativa científica no OASA - Observatório Astronómico de Santana, aberta ao público em geral.
Já amanhã, dia 26 de Novembro, as atenções centram-se no Auditório do Hotel de Santa Maria onde, pelas 21h00, a população poderá assistir à última interação desta iniciativa que visa contribuir para criar uma comunidade cada vez mais consciente dos benefícios e importância da exploração espacial, dos desafios que implica e do nosso papel enquanto comunidade neste âmbito.
Para o futuro, o objectivo será criar um ciclo de acções deste género, a dinamizar em todas as ilhas do arquipélago, no âmbito de um roteiro cultural e educacional para o Espaço, dando oportunidade a todos os cidadãos de pensar e refletir sobre a importância destas temáticas estratégicas para a Região Autónoma dos Açores.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker