IVAR promove palestra sobre a ascenção magmática com recurso a estações sísmicas submarinas num projecto a decorrer nos Açores, Madeira e Canárias

 Hoje, pelas 16h30, na sala A.023 do edifício do Complexo Científico do Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) promove uma palestra com o tema “Understanding upward mantle flow with ocean bottom seismometer (OBS) data” (“Compreender a ascensão magmática com recurso a estações sísmicas submarinas (OBS)”.
A palestra irá ser proferida por Maria Tsekhmistrenko, investigadora da University College of London.
A sua área de investigação insere-se no domínio da Sismologia Computacional, tendo o seu doutoramento incidido no desenho e implementação de um algoritmo para tomografia sísmica usando grandes conjuntos de dados sísmicos, ao abrigo do projecto RHUM-RUM (Réunion Hotspot and Upper Mantle - Réunions Unterer Mantel).
Após ter concluído o seu doutoramento, foi investigadora de Pos-Doc no Dublin Institute for Advance Studies, onde colaborou no projecto SEA-SEIS, para investigar a pluma mantélica da Islândia. Desde 2022 que está na equipa do projeto “UPFLOW” que tem como objectivo estudar a ascensão magmática na região dos Açores. Esta palestra visa mostrar alguns resultados preliminares do projecto.
O projecto “UPFLOW”, financiado pelo European Research Council (2021-2026), é um projecto off-shore da região Açores-Madeira-Canária.
Esta iniciativa, aberta a toda a comunidade universitária e ao público em geral, insere-se nas actividades de divulgação científica promovidas pelo IVAR - instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos e pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker