Escola Superior de Saúde em Ponta Delgada inaugura Laboratório Norberta Raposo Rodrigues oferecido ao abrigo do mecenato

Foi ontem inaugurado no Departamento de Enfermagem Saúde da Família e Comunidade da Escola Superior de Saúde, em Ponta Delgada, um novo laboratório que irá oferecer aos alunos da instituição um espaço de aprendizagem simulada. O Laboratório Norberta Raposo Rodrigues foi oferecido, ao abrigo do mecenato, pela irmã da antiga enfermeira que dá agora o nome a este espaço.
A mecenas deste Laboratório, Odília Franco, confessou que esta acção foi tomada, para além de poder proporcionar melhores condições aos estudantes de enfermagem, com o propósito de homenagear a sua falecida irmã.
“Ela tinha sempre o objectivo de ajudar e depois do seu falecimento resolvi contribuir. Falei com a Directora da Escola e se não fosse ela, e também a senhora Reitora, nada disto seria possível”, afirmou.

Odilia Franco: “Tinha de
cumprir este desejo”

Odília Franco confessou a sua satisfação com a concretização deste sonho.
“Digo com franqueza, isto foi algo que resolvi fazer para que pudesse ficar descansada. Tinha de cumprir este desejo que tinha, Deus ajudou e este é um dia muito especial para mim (…) Estou muito satisfeita e este dinheiro foi muito bem empregue. Sinto-me leve”, destacou.
A irmã da enfermeira, que agora vê o seu nome ligado a este Laboratório, deixou ainda alguns conselhos aos jovens estudantes de enfermagem.
“Depois de lhes dar os parabéns pela escolha desta linda profissão, disse-lhes que fossem bons profissionais junto dos doentes. Não pode ser apenas medicação e também é necessária uma palavrinha amiga, um carinho, saber compreendê-los e ir ao encontro deles”, referiu.
A Presidente da Escola Superior de Saúde agradeceu “a generosidade” e explicou que o Laboratório Norberta Raposo Rodrigues “tenta simular uma unidade de cuidados médico-cirúrgicos que, desde logo, tenta retratar aquilo que é a Unidade onde uma pessoa se encontra internada em contexto hospitalar”.
Carmen Andrade salientou igualmente que este novo espaço permite aos estudantes “treinar competências instrumentais, mas também competências de tomada de decisão em cuidados de enfermagem. Contribui para o desenvolvimento das suas competências para, em contexto real de cuidados, terem a segurança que é necessária”.

“Vamos ver se alguém se propõe
dotar a escola com recursos
importantes de aprendizagem”

A Presidente da Escola Superior de Saúde admitiu também que o Laboratório era“uma ambição antiga”.
“Gostaríamos de mais ainda e vamos ver se alguém, com o exemplo da Dona Odília, se propõe contribuir para dotar a Escola com recursos importantes para a aprendizagem dos estudantes que serão os nossos futuros cuidadores”, enalteceu.
Já sobre o curso de licenciatura em Enfermagem, a Presidente da instituição explicou que o curso é constituído por “50% de ensino teórico, teórico-prático e aulas práticas e, os outros 50%, em contexto de aprendizagem real”.
“Metade das horas dos 4 anos do curso de licenciatura em enfermagem são passadas em hospitais, uentros de Saúde, unidades de Cuidados Continuados Integrados ou a trabalhar com grupos específicos da população como, por exemplo, estudantes do 2º, 3º ciclo e Secundário”, destacou.
Carmen Andrade salientou que o novo Laboratório “destina-se às aulas práticas que ainda fazem parte da componente mais teórica do curso. Os outros 50% são realizados em contextos de prática clínica, em contextos reais de cuidados, mas para que se sintam seguros naquilo que vão fazer e para que também quem recebe os cuidados também se possa sentir seguro, é importante que façamos, ainda em contexto de Escola, o treino em cenários simulados. Daí que a existência de laboratórios com equipamentos de alta fidelidade sejam muito importantes no ensino de enfermagem”, finalizou.
Marcaram ainda presença na cerimónia inaugural, a reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal, várias entidades formativas, docentes e estudantes da Escola Superior de Saúde.         
                                       

Luís Lobão

 

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker