Comissário Europeu atento a apelo de Vasco Cordeiro para novos apoios à agricultura

 O Presidente do Comité das Regiões Europeu, Vasco Cordeiro, reuniu ontem, em Bruxelas, com o Comissário Europeu para a Agricultura, Janusz Wojciechowski, com quem abordou as questões relativas às pressões sobre o sector agrícola na UE resultantes da guerra contra a Ucrânia e, de forma específica, as necessidades do sector nos Açores enquanto Região Ultraperiférica da EU.
Ao referir-se à reunião, Vasco Cordeiro afirmou: “Estou grato pelo reconhecimento do senhor Comissário da situação específica dos agricultores açorianos e pelo apoio que manifestou à mesma. Espero que este possa ainda resultar em medidas concretas que possam ajudar os produtores açorianos a superar este difícil contexto. Para isso, tive a oportunidade de sugerir-lhe uma visita, na primeira oportunidade possível, à Região Autónoma dos Açores, de forma a poder conhecer, in loco, a realidade que os desafios com que estão confrontados os agricultores açorianos.”
Na reunião, que teve lugar antes da participação do Comissário na 152ª Sessão Plenária do Comité das Regiões, num debate sobre a segurança alimentar na Europa, Vasco Cordeiro solicitou uma atenção particular do Comissário polaco para a situação do sector agrícola nos Açores face aos impactos que o aumento dos custos de produção têm provocado junto dos agricultores da Região.
O reforço do financiamento comunitário ao nível do POSEI, o aumento, para as RUP, do limite máximo de apoio ao abrigo do regulamento de minimis para a agricultura e a flexibilização na aplicação a estas regiões das regras de execução do pacote “FIT for 55” e da Directiva de emissões industriais (DEI) foram alguns dos aspectos defendidos pelo Presidente do Comité das Regiões junto do Comissário para a Agricultura.
Vasco Cordeiro abordou ainda as questões da dotação do programa ProRural, da optimização da cadeia de valor e da aposta em medidas de atracção de jovens para o sector, bem como a necessidade de protecção dos Produtos DOP e IGP dos Açores no quadro dos Acordos Comerciais Internacionais desenvolvidos pela UE.
Vasco Cordeiro defendeu ainda que, perante o aumento continuado dos preços dos alimentos e da energia, é necessário garantir mais apoio para famílias vulneráveis e uma atenção particular às cadeias de abastecimento.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker