A Câmara Municipal de Lagoa promoveu no Dia de Reis, um passeio e almoço convívio com idosos de todas as freguesias do concelho.
O convívio serviu para visitar alguns dos presépios emblemáticos de várias freguesias e concelhos da ilha de São Miguel. Com o apoio das juntas de Freguesia, a edilidade lagoense organizou este passeio com o objectivo de proporcionar uma actividade com momentos de lazer e convívio permitindo uma vida mais activa aos mais idosos do concelho.
De acordo com a Presidente da Câmara de Lagoa, Cristina Calisto, “esta iniciativa foi pensada para os lagoenses com mais de 60 anos, que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento e progresso da Lagoa, com o intuito de lhes proporcionar um dia diferente, onde muitos puderam não só conhecer alguns dos presépios mais emblemáticos da ilha, como também fazer amizades e trocar experiências de vida”.
Cristina Calisto salientou que, “são muitos os que não conseguem sair de casa por meios próprios e esta é também uma forma de fazer estas pessoas saírem de casa, conviverem, após dois anos de pandemia que exigiu grandes sacrifícios a este nível.
Por outro lado, a autarca considera que, este género de iniciativas é fundamental para combater a solidão a que muitas pessoas, principalmente, as mais idosas se encontram submetidas”.
No total, foram cerca de 350 idosos, provenientes das cinco freguesias do concelho de Lagoa, que aderiram à iniciativa.
O passeio teve como ponto de partida o estacionamento junto ao Convento de Santo António, onde todos foram recebidos pelo Executivo da Câmara Municipal de Lagoa e visitarão o Núcleo Museológico do Presépio do Museu de Lagoa – Açores, instalado no Convento de Santo António e que inclui o novo presépio tradicional de longa duração.
Passaram, depois, pelo concelho da Ribeira Grande e fizeram a primeira paragem na Junta de Freguesia da Achadinha, no concelho de Nordeste, onde visitaram o presépio tradicional, patente no salão paroquial.
Em seguida, o grupo de idosos e restante comitiva seguiu em direcção ao concelho da Povoação, para um almoço no restaurante «Quinta da Madeira Velha».
Após o almoço, visitaram o emblemático presépio das caldeiras das Furnas. De regresso à cidade de Lagoa, o grupo passou, ainda, por Vila Franca do Campo, onde visitaram o presépio situado em frente ao edifício da Câmara Municipal.
No final, o Executivo lagoense despediu-se, agradecendo a todos os presentes e desejando a reiteração de mais actividades como esta, com a mesma alegria e entusiasmo.