Bispo D. Armando preside às festas de São Sebastião de Ponta Delgada

 A festa de São Sebastião, que hoje, 20 de Janeiro, tem o seu dia litúrgico, patrono da Matriz da Ouvidoria e da cidade de Ponta Delgada, cuja freguesia central tem o seu nome, conhece o seu ponto alto, Domingo, dia 22, com uma solene concelebração, este ano a nível de ilha de São Miguel, presidida pelo novo Bispo da Diocese açoriana, D. Armando Esteves Domingues.
Depois da sua entrada solene na Sé Catedral do Santíssimo Salvador de Angra, no passado dia 15, D. Armando terá um primeiro contacto com a comunidade de Ponta Delgada e ouvidorias da Ilha de São Miguel.
São Sebastião, um dos três grandes santos do mês de Janeiro, na religiosidade popular, ao lado de Santo Amaro e de Santo Antão, terá, este ano, em Ponta Delgada, a presença do prelado diocesano que presidirá também à procissão que percorre as Ruas Açoriano Oriental, Avenida Conselheiro Luís Bettencourt e rua de Santa Luzia, passando, portanto, pelos lados norte e sul do edifício da Câmara de Ponta Delgada que nos seus símbolos heráldicos apresenta, precisamente, as setas do martírio do Santo.
A chegada de D. Armando à Praceta Gonçalo Velho Cabral, está marcada para as 15,30 horas. Será recebido pelo Pároco, Padre Nemésio Medeiros e pelo Ouvidor de Ponta Delgada, Monsenhor José Constância, bem como pelo Presidente da edilidade, Pedro do Nascimento Cabral. Na ocasião, a banda de Nossa Senhora da Luz, da freguesia com o mesmo nome, entoará os Hinos da Diocese e de São Sebastião. O prelado dirigir-se-á à Igreja Matriz onde fará a sua oração na Capela do Santíssimo, com o coro paroquial a interpretar o “Ecce Sacerdos Magnus”.
De seguida, e segundo o programa que nos foi fornecido pelo pároco, Padre Nemésio Medeiros, D. Armando dirigir-se-á para o Centro Paroquial, no Largo Vasco Bensaúde, onde o aguarda o colégio de meia centena de sacerdotes, de toas as ouvidorias que com ele irá celebrar.
De referir ainda que nesta concelebração Eucarística, que se iniciará por volta das 16 horas, no momento ofertorial, cada ouvidoria de São Miguel oferecerá ao novo bispo um símbolo próprio da presença da igreja no meio da comunidade em que se insere.
D. Armando receberá, como oferta a nível da Ilha, a edição fac-similada das “Saudades da Terra”, com que a editora Letras Lavadas assinalou os 500 anos de Gaspar Frutuoso.
O Prelado abençoará ainda oito cabazes de produtos alimentares que cada ouvidoria entregará a uma família carenciada, como sinal de preocupação e atenção social, numa área em que todos são sempre poucos.
Após a Missa sairá a procissão com a presença voluntária de militares que, anualmente, participam e dão sentido comunitário a tão belo momento processional.
Após a procissão, D. Armando terá uns momentos de contacto com os presentes, ao que se segue um jantar no Centro Pio XII, com todos os membros do clero presente.

Santos Narciso

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker