Apolo Caetano, atleta do FC Porto e do CNT, foi um dos seleccionados para a NBA Academy

“A experiência está a ser incrível”

A NBA está na Europa para disputar o The NBA Paris Game 2023 e, englobado no evento surge também a oportunidade para a NBA Academy Paris Tour. Na equipa da NBA Academy está, pela primeira vez na história, um jovem atleta português. Apolo Caetano, jogador do FC Porto e atleta do Centro Nacional de Treino (CNT) foi um de apenas dois europeus eleitos para integrar a equipa da NBA Academy que por estes dias está em Paris a treinar e jogar contra equipas francesas.
A FPB chegou à fala com o jovem português que se mostrou radiante pela experiência que tem vivido: “A experiência está a ser incrível. Destaco-me por já estar habituado ao nosso basquetebol europeu, mas aqui temos vários jogadores de todos os cantos do planeta”, explicou.
Apolo Caetano é natural dos Açores, mais concretamente da Lagoa, mas desde a temporada passada que está no continente sendo um dos atletas do Centro Nacional de Treino de Ponte de Sôr. Para o jovem de 15 anos, o trabalho desenvolvido ao serviço da Selecção Nacional e no CNT foi fundamental para ser um dos eleitos da NBA Academy: “Aconteceu tudo muito rápido. Foi resultado do torneio que fizemos em Íscar, em Espanha, competição disputada com várias selecções e onde tive a oportunidade de defender as nossas cores. Depois disso surgiu o convite. Acho que se não tivesse ido à selecção não estaria aqui, assim como o trabalho que venho desenvolvendo no Centro Nacional de Treino”, contou.
Relativamente ao convite para estar presente em Paris, Apolo Caetano explicou sucintamente como surgiu a oportunidade: “A NBA entrou em contacto com a minha mãe e pronto, fui seleccionado. Não sabia para o que vinha, para não ficar nervoso, mas sabia que era em Paris e que ia ter esta oportunidade fantástica”, confessou.
No que diz respeito aos dias que tem vivido junto da elite juvenil do basquetebol mundial, o base de 15 anos relatou aquilo que é o quotidiano da NBA Academy nesta tour em Paris: “Acordamos cedo, por volta das 06h00, tomamos pequeno-almoço, depois temos treino entre as 08h30 até às 10h30 e vamos almoçar muito cedo, tipo 11h30. Depois temos jogo de tarde e jantamos também muito cedo por volta das 18h30. Até agora fizemos um tour por Paris e esta Quinta-feira tivemos o NBA Game para ver. Estou entusiasmado”, referiu.
No que toca aos jogos que já disputou e aos treinos que já fez, o açoriano acredita que os resultados têm sido positivos: “Os jogos correram bem, dei o meu melhor, defendi bem, mas acima de tudo destacaria o esforço que coloquei em cada jogada”, contou.
Apesar das diferenças e dos desafios desta nova experiência na NBA Academy, Apolo diz-se preparado para o desafio: “Aqui as dimensões dos meus adversários são diferentes. Os meus adversários são maiores, estão habituados a esta carga de trabalho, mas tenho as ferramentas e a explosividade necessárias para os conseguir acompanhar. Durante o jogo temos de explorar bem os mismatch que possam existir e aguentar quando estou a defender alguém mais forte ou mais alto do que eu”, concluiu.
A NBA Academy é uma equipa composta por atletas sub16 dos quatro cantos do mundo. Até agora a equipa do jovem luso disputou dois jogos, perante a equipa sub18 do Nanterre e diante da equipa da Oranage Academy, mas ainda tem pela frente mais três partidas. No dia 20 de Janeiro defrontou a equipa da INSEP (National Institute of Sport, Expertise, and Performance), dia 21 os sub17 de Le Mee e termina a tour em Paris com novo encontro com a equipa sub19 de Nanterre.

FPB

 

Print
Autor: CA

Categorias: Desporto

Tags:

Theme picker