Campeonatos nacionais de pista em ciclismo

José Miguel Afonso é campeão nacional de Scratch e de Eliminação

O Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia, recebeu no passado fim-de-semana os Campeonatos Nacionais de Pista, onde marcou presença José Miguel Afonso, atleta das Fontinhas Activa/Promotora, que participou nas provas das vertentes de Scratch (onde defendia o título nacional) e de Eliminação, na categoria de Elites A.
Na manhã de Domingo, o ciclista da formação terceirense entrou na pista para competir na prova de Scratch e com o objectivo de renovar o título de campeão nacional. Terminado o esforço, José Miguel Afonso subia ao lugar mais alto do pódio e garantia novamente o título, sagrando-se bicampeão nacional.
Se o dia começou bem, melhor terminou. Na tarde de Domingo, o ciclista, que na passada temporada venceu o GP Faial e Pico e o GP Terceira, estaria mais uma vez em destaque na prova de Eliminação e juntava mais um campeonato nacional ao seu palmarés e ao da sua equipa.
No final da contenda, José Miguel Afonso referiu ao DI que a prova de Scratch "teve um início muito rápido", mas que, depois de tentar várias vezes, conseguiu destacar-se e dar "uma volta ao pelotão".
Na Eliminação a estratégia passou por uma boa gestão da prova e do esforço, plano que viria a resultar na vitória.
"Quando restávamos apenas quatro ciclistas em corrida, ataquei conseguindo fazer a diferença", disse o ciclista das Fontinhas Activa/Promotora.

Objectivos cumpridos

"Estes títulos eram um dos meus grandes objectivos para esta época. É sempre bom ver o nosso esforço, dedicação e muitos sacrifícios realizados não só por mim, mas por todos aqueles que me acompanham no dia-a-dia e nas competições, recompensados", confessava no final da prova o actual campeão nacional nas duas vertentes.  
Em dois anos, José Miguel Afonso alcançou três títulos nacionais de pista: dois na vertente de Scratch, onde é bicampeão, e um na Eliminação, sempre no escalão de Elites A. É um feito histórico, ao alcance de poucos atletas, e que dá uma projecção e dimensão à modalidade e à Região.
"Conquistar e revalidar um título de campeão nacional é sempre um orgulho, mas também uma responsabilidade de manter a qualidade de trabalho e dedicação, não só a nível individual, mas também colectivo", assegurou.
A terminar, José Miguel Afonso deixou uma palavra de incentivo aos jovens que se dedicam à modalidade.
"Espero que estes títulos demonstrem aos nossos ciclistas mais novos que, com trabalho e dedicação, conseguimos realizar os nossos objectivos", concluiu.

Davide Lopes/Diário Insular

 

Print
Autor: CA

Categorias: Desporto

Tags:

Theme picker