Globestar Systems assinou protocolos com Universidade dos Açores e ENTA

Protocolos “são de extrema importância para o futuro dos jovens da ilha”, disse Tracy Tavares

A gerente da Globestar Systems, Tracy Tavares, considerou ontem, em Ponta Delgada, “muito importante” para a sua organização os protocolos assinados com a Universidade dos Açores e a ENTA- Escola de Novas Tecnologias dos Açores no enquadramento de uma homenagem a seu pai, David Tavares, no dia em que completou 76 anos de idade.
“O meu pai era David Tavares, natural das Feteiras, São Miguel. Ele deixou-nos uma tocha, que fazemos questão de levar, continuando a construir, não só a organização, mas também o talento e o espírito que está aqui nos Açores”, afirmou Tracy Tavares.
Para a filha de David Tavares, este lugar, os Açores, “é diferente de qualquer outro no mundo. Sinceramente, estou feliz de estar aqui. Sinto a sensação de energia e sinto que o coração dele está aqui na ilha. Aliás, ele sempre esteve aqui, não importa onde foi e viajou no mundo. A sua alma pode estar em casa com o resto da família, mas o seu coração está aqui nos Açores”, reforçou.
Tracy Tavares considerou os protocolos assinados com a Universidade e a ENTA têm um significado que é “de extrema importância para o futuro, não só para o legado do meu pai, mas também para os jovens na ilha”.
A responsável pela Globestar Systems considerou que os trabalhadores dos Açores “têm um coração grande, muito trabalhadores, comprometidos, muito determinados e muito humildes”.
“A humildade do trabalhador açoriano destaca-se especialmente pelo mundo, na América do Norte. Todos ficam impressionados com a nossa equipa que vem dos Açores, a trabalhar, porque encontram respeito, descobrem que o compromisso está ali, não desistem se houver um problema e, por isso, o nosso nível de serviço é definido com padrões muito elevados, em resultado de muitos dos nossos esforços nos Açores”, concluiu Tracy Tavares.

Susana Mira Leal: “há várias oportunidades” de cooperação

Por sua vez, a Reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal, considerou que a assinatura do protocolo com a Globestar Systems se enquadra “na estratégia” da Universidade de criar um conjunto de parcerias estratégicas com empresas da Região e estrangeiras que estão sedeadas na Região tendo em vista, precisamente, apoiar toda a relação da Universidade e da nossa formação com aquilo que é o tecido empresarial, no fundo as empresas que vão ser potenciais recrutadoras dos recursos humanos que formamos aqui”.
No caso da Globestar Systems, que é uma empresa vocacionada para a área tecnológica, “os cursos que, à partida, têm mais vocação, quer para os estágios, quer para a participação das várias iniciativas de partilha e de interacção da empresa naquilo que é a reflexão e a análise dos procedimentos e das tecnologias que estão em desenvolvimento, são, naturalmente, os cursos de informática e de desenvolvimento de aplicações Web. Mas não apenas estes cursos. No contexto da Universidade há um conjunto de outras ofertas formativas que trabalham, designadamente, na área da saúde e um dos principais produtos da empresa é precisamente a Conexall que é uma plataforma tecnológica desenvolvida para a área da saúde. E isso também poderá ser proveitoso para os nossos estudantes de medicina, para os nossos estudantes de enfermagem e até do mestrado em ciências biomédicas que, estando a formar-se para a área da saúde, podem, através da interacção com a empresa , da vista à empresa, da interacção com especialistas da empresa, reconhecer e evidenciar alguns dos contributos das tecnologias , no fundo, para o desenvolvimento daquilo que serão as suas competências e a sua profissão futura”.
Portanto, concluiu, “há aqui várias oportunidades para um leque diversificado de cursos da nossa área para além daquelas que são oportunidades de partilha e interacção com a própria empresa no desenvolvimento de aplicações que possam ser úteis ao nível da investigação para projectos que já estão em curso na nossa instituição e cuja experiência da empresa e o trabalho na área tecnológica poderá encontrar algumas sinergias e algumas oportunidades de desenvolvimento”.

O âmbito dos protocolos
 
A Globestar Systems, com sucursal no NONAGON, na Lagoa, é líder mundial em comunicação clínica integrada com representação na Europa a partir dos Açores e o seu produto base é a Connexall, uma plataforma de integração e comunicação ponta-a-ponta que “ajuda os clientes a melhorar o fluxo de trabalho clínico, reduzir a fadiga dos alarmes e conduzir a melhores resultados para os pacientes e o pessoal.
Quer a Globestar como a Universidade dos Açores manifestaram interesse, no protocolo, em estabelecer relações de colaboração científico-tecológicas, procurando consolidar sinergias, tendo em conta o desenvolvimento do saber nas áreas leccionadas pelo estabelecimento de ensino superior e o interesse directo para a actividade da empresa em domínios como o desenvolvimento e integração de sistemas informáticos, desenvolvimento de soluções cloud; análise de dados e garantia de qualidade; e resolução de problemas e manutenção de sistemas informáticos.
 Ficaram estabelecidas áreas de cooperação ao nível da formação técnica superior e graduada; ao nível da formação pós-graduada; e Estágios no âmbito de projectos colaborativos de I&D a realizar entre as partes; além de intercâmbio de especialistas.
No âmbito da colaboração ao nível da formação técnica superior ministrada pela ESTA – Escola Superior de Tecnologias e Administração, e da formação graduada (ao nível da licenciatura) que compreende o 1º ciclo dos cursos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAc, as partes comprometem-se na divulgação pela UAc dos campos de estágios disponibilizados pela Globestar Systems; divulgação pela UAc das oportunidades de trabalho disponibilizadas pela Globestar Systems realização de projetos de estágio (CTESP e Licenciatura) em colaboração com a Globestar Systems; realização de open days da Globestar Systems junto das turmas dos cursos abrangidos pelas áreas em destaque;  r ealização pela Globestar Systems de workshops ou seminários sobre temáticas a estabelecer semestralmente;
O intercâmbio de especialistas passa pela colaboração de especialistas da Globestar Systems em actividades de docência, convidados pela UAc para colaborar em disciplinas específicas da sua área de especialidade e a colaboração poderá revestir a forma de seminários intensivos de curta duração, leccionados uma ou duas vezes por semestre, realizados nas instalações da UAc ou nas instalações da Globestar Systems consoante o acordado.
    O protocolo permite também a colaboração, quer de especialistas da Globestar Systems, quer de docentes da UAc, em actividades de docência ao nível de cursos específicos de formação técnica superior ou de pós-graduação que vierem a ser propostos, quer pela UAc, quer pela Globestar Systems: e estadias de curta duração de docentes da UAc em licença sabática na Globestar Systems a negociar caso a caso, tendo em consideração o trabalho a realizar pelo docente e o enquadramento desse trabalho na Globestar Systems.
O protocolo é válido por um ano a contar da data da sua assinatura por ambas as partes e considera se automaticamente renovado por períodos de um ano, desde que as partes não o denunciem, por escrito, com a antecedência de pelo menos 60 (sessenta) dias.  
O Convénio assinado entre a Globestar Systems e a ENTA – Escola de Novas Tecnologias dos Açores visou, por sua vez, definir os termos da colaboração na concretização de actividades de investigação, desenvolvimento e inovação (ID&I), assentes na promoção da formação e qualificação de alto nível, da investigação de base científica e tecnológica, da difusão do conhecimento e da transferência tecnológica.
 O convénio é dirigido à promoção de actividades de carácter técnico-científico e formativo de interesse comum na área das tecnologias e sistemas de informação, fomentando a aproximação entre o meio da formação profissional e a realidade empresarial, em particular as Pequenas e Médias Empresas.
Globestar Systems e ENTA comprometem-se  numa colaboração a longo prazo nos campos da investigação e da docência; no estabelecimento de mecanismos de cooperação que “tornem possível a participação conjunta em projectos e estudos”; contribuir para desenvolver nos formandos finalistas, dos diversos níveis de formação, uma cultura de cooperação e de responsabilidade, aberta à partilha de informação e à melhoria contínua, num contexto empresarial; e contribuir, através de eventuais projectos a desenvolver, uma cultura de inovação e de cooperação, “factores decisivos para a competitividade das empresas”.
A colaboração será desenvolvida na realização de programas de investigação/formação/acção; realização de visitas de estudo pelos estudantes da ENTA; realização de projectos em ambiente empresarial de estudantes da ENTA no âmbito das actividades desenvolvidas pela Globestar; realização de estágios de integração na vida activa de jovens certificados pela ENTA; participação mútua em seminários, workshops e iniciativas públicas; participação em acções de formação profissional; cooperação em cursos, nomeadamente tendo em vista uma aproximação à realidade empresarial envolvente; e colaboração na execução de projectos específicos.
O convénio, assinado por Tracy Tavares, Gerente da Globestar Systems; e João Lima, Director executivo da ENTA, tem a duração de um ano automaticamente renovável.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker