Universidade à espera de decisão da Câmara de Ponta Delgada para construir residência universitária na cidade

A Reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal, afirmou ontem que está a aguardar a resposta do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, a um ofício que enviou à autarquia onde procura “evidenciar alguns aspectos e o enquadramento” que a parceria entre as duas instituições “pode ter para a viabilização” da residência universitária de Ponta Delgada.
“Naturalmente, haverá oportunidade agora de ele analisar o ofício que lhe remeti e de, eventualmente, solicitar esclarecimentos adicionais que sejam úteis para a sua tomada de decisão”, desejou a Reitora.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada é a única das três câmaras municipais onde estão a sede e pólos da Universidade dos Açores que ainda não deu qualquer resposta a um futuro apoio à construção de uma residência universitária do concelho.
Intencionalmente, nas declarações que prestou ontem aos jornalistas, a Reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal, salientou o empenho da Câmara Municipal da Horta com palavras que se enquadram, com maior rigor, no caso de Ponta Delgada. “O que posso dizer relativamente às residências universitárias”, afirmou a Reitora, “é que tive oportunidade de, na sexta-feira, reunir novamente com o sr. Presidente da Câmara Municipal da Horta que manifestou toda a abertura e disponibilidade para reforçar o apoio da autarquia para a concretização da nossa residência na Horta”.
“Entendo que este foi um passo importante”, explicou, “também porque foi o reconhecimento da autarquia de que o trabalho que estamos a fazer no sentido de capacitar, cada vez mais, a instituição e os nossos pólos para receber estudantes das diversas ilhas; estudantes deslocados dentro da própria ilha que, por razões que têm a ver com o sistema de transportes, não podem ficar a residir nas suas habitações regulares; ou para estudantes do continente, da Madeira, e do estrangeiro que são ambições que nós temos, naturalmente, de reforçar o recrutamento nestas origens e, também, obviamente, de trazer para a Região mais jovens. Jovens que, fazendo a sua formação cá, possam ficar também cá a residir, constituir família e a trabalhar. Este é um esforço colectivo e, neste sentido, a Câmara Municipal da Horta também mostrou este reforço”. No que diz respeito aos outros projectos, “como tive oportunidade de dizer, na cerimónia de aniversário, a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo já manifestou toda a abertura e disponibilidade para viabilizar o projecto da residência de Angra do Heroísmo. No que diz respeito a Ponta Delgada, veremos o que as notificações nos tempos mais próximos poderão trazer”, concluiu.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker