O Comando Territorial dos Açores da GNR realizou um conjunto de operações na semana de 16 a 22 de Janeiro, que visaram, entre outras, “a prevenção, fiscalização e investigação de infracções tributárias e aduaneiras, a vigilância da costa e do mar territorial, a fiscalização das pescas e a protecção da natureza e do ambiente”.
Ao nível da fiscalização Fiscal e Aduaneira foram detectadas 22 infracções, destacando-se 17 autos de contra-ordenação por falta de documentos de transporte; e três autos por introdução irregular no consumo de bebidas alcoólicas.
No âmbito da protecção da natureza e do ambiente agentes da Guarda nacional República na Região identificou 30 infracções, destacando-se: Oito infracções por falta de vacinação antirrábica; oito infracções por incumprimento do Regime Geral de Prevenção e Gestão de Resíduos; sete infracções por irregularidades no registo do Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC); e dois autos por incumprimento do Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.
Ao nível do trânsito, foram elaborados 46 autos de contra-ordenação, dos quais dez por falta de inspecção periódica obrigatória; cinco por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; e quatro por falta de seguro de responsabilidade civil.
Foram ainda elaborados pela Guarda nacional Republicana nos Açores um auto por incumprimento do Código de Posturas da Câmara Municipal de Ponta Delgada; e um auto por irregularidades nos procedimentos em matéria de segurança dos géneros alimentícios.