Para muitos no South Coast, esta residente de Westport é conhecida como a mãe luso-americana com um blog, livro de receitas , padaria e loja de chá sob o cordão do avental.
Agora, Silva-Boutwell tem alguns projectos novos e empolgantes de culinária, um dos quais a leva através do Atlântico para compartilhar seu know-how gastronómico com viajantes por meio de uma experiência cultural e culinária imersiva de 10 dias.
Silva-Boutwell fez uma parceria com a agência de viagens Sagres Vacations, sedeada em Fall River, para liderar um tour íntimo e prático em São Miguel, neste Outono.
À frente, com a ajuda da mãe, Natália Silva, vai percorrer a ilha, de onde provêm os dois lados da sua família, com o objectivo de oferecer aos turistas uma autêntica aventura portuguesa.
Silva-Boutwell vai destacar a culinária portuguesa, enquanto sua mãe e um guia turístico local estarão à disposição para falar sobre cultura e história e contar anedotas de suas próprias experiências pessoais.
A missão desses passeios gastronómicos, disse Silva-Boutwell, é dar às pessoas que podem não estar familiarizadas ou que desejam reconectar com as suas raízes portuguesas, um gostinho de tudo que a ilha tem a oferecer.
“Eles terão essa aventura culinária, bem como o aspecto cultural, bem como verdadeiras férias de luxo”, enquanto ainda obtêm a experiência de base, disse.
O périplo começa no dia 13 de Setembro, na tentativa de coincidir com uma festa na localidade natal de sua mãe, a Povoação. Lá ,o seu grupo pode vivenciar a noite da festa, onde se apresentará o tio de Silva-Boutwell, o conhecido cantor português Marc Dennis, e a procissão religiosa do dia seguinte, com ruas ladeadas por um lindo tapete de flores e verdura. “Acho que é uma experiência incrível para quem nunca viu”, disse.
Daquele lado da ilha, o grupo vai ficar alojado num hotel de luxo no Nordeste e embarcar num passeio pelas Furnas, mais conhecida pela sua actividade geotérmica, águas termais e tradicional cozido lentamente no subsolo a vapor buracos conhecidos como fumarolas, bem como uma plantação de chá.
Um dos destaques para Silva-Boutwell será o almoço de boas-vindas. Fará um piquenique no pitoresco Nordeste, onde ensinará aos convidados técnicas tradicionais de grelhar portuguesas.
“Vai ser muito prático”, disse. “Planeio cozinhar um pouco, mas realmente vou fazer as pessoas arregaçarem as mangas e aprenderem … e realmente entrarem na tradição do que é fazer um piquenique, o que é muito importante em São Miguel.”
A próxima etapa da viagem levar o grupo a Ponta Delgada, para uma visita às Sete Cidades, uma plantação de ananases, e um passeio a pé eno-gastronômico com petiscos em vários restaurantes. De lá, o grupo segue para Rabo de Peixe, vila do pai onde Silva-Boutwell dará uma aula de culinária num restaurante local, terminando com um cruzeiro ao pôr do sol.
“Não é só, vou aparecer e fazer uma refeição. Tentei mergulhar em diferentes tipos de experiências gastronómicas, desde sair para fazer um piquenique, até enterrar a comida nas Furnas na nascente de água quente e começar a festejar com isso, até mesmo um pouco de lado, como, sei, há uma nascente de água quente aqui. Vamos fazer um café expresso com esta água quente do chão. É assim que eles fariam isso “. “É uma verdadeira aventura culinária em São Miguel” e algo diferente que realmente não foi feito antes.”
Para tornar a viagem numa experiência mais pessoal, as vagas são limitadas a 14 a 18 pessoas, disse ela. “Eu certifiquei-me de que fosse um grupo muito pequeno. Eu queria que fosse pessoal e quero que todos que fizerem o tour não se sintam como se estivessem num tour”, disse Silva-Boutwell. “Quero que sintam que estão a viver Portugal da forma como deve ser vivido – em família, em pequenos grupos.”
E embora o itinerário seja extenso, Silva-Boutwell disse que fez questão de oferecer aos viajantes alguma flexibilidade e espaço para respirar, com dias de compras e tempo de inactividade.
“Eu não queria ficar magra. Queria ser capaz de dar atenção pessoal às pessoas, se elas quisessem”, disse. “Não estou a pensa em fazer uma viagem em excesso. Quero que as pessoas sigam seu próprio ritmo.”
Várias pessoas já abordaram Silva-Boutwell sobre a viagem, incluindo um cliente do Tennessee que passa o Verão em Westport e espera uma boa resposta. “Estou realmente ansiosa por isso”.
Quando não está planeando excursões globais, Silva-Boutwell tem estado ocupada em casa lançando seu mais recente empreendimento delicioso – desta vez sem necessidade de passaporte: lançou, pouco antes do Dia de Acção de Graças com um vídeo sobre como fazer recheio português – com um comentarista referindo-se a Silva-Boutwell como um “salva-vidas” – e tem “gotejado desde até que realmente comecemos”. Portuguese American Mom é um blog de estilo de vida lançado em 2015, mas a maior parte de seu foco é a culinária – culinária portuguesa, culinária americana ou um híbrido das duas – dividindo as receitas em instruções passo a passo e “de jeito nenhum alguém poderia obter a receita errada”.
Silva-Boutwell sempre recebia pedidos de várias receitas e então decidiu encontrar um local, blog, para divulgá-las, simultaneamente no que canal do YouTube que estreou recentemente. Agora, com a ajuda de um cineasta profissional, grava vídeos da sua loja Stacy Cakes para postar no YouTube, bem como no site Portuguese American Mom.
Com o vídeo tornando-se cada vez mais comum, disse que sabia que, para se manter actualizada e relevante, o canal do YouTube seria o próximo passo natural.
Além de partilhar receitas, Silva-Boutwell disse também que planeia fazer vídeos para ajudar as pessoas a navegar na cozinha, com foco no planeamento de refeições e mostrar como fazer três refeições diferentes com um ingrediente.
Comunidades