A Secretária Regional da Juventude, Formação Profissional e Emprego falava Segunda-feira na sessão que assinalava os 25 anos da Escola Profissional da Ribeira Grande. Na ocasião, elogiou os “avanços na promoção e valorização do ensino profissional”, alicerçados numa “estratégia e compromissos inéditos num sector que é estruturante para os Açores”.
A governante anunciou, na altura, que está em preparação a candidatura da Região à Comissão Europeia a apresentar em Junho, no âmbito de um consórcio internacional. O projecto terá como objectivo a criação de um Centro de Excelência Profissional que apoiará as reformas no Ensino e Formação Profissional, com um financiamento máximo de 4 milhões de euros para um período de implementação de quatro anos.
“O Fórum Regional de Qualificação Profissional, do qual emergiu a Agenda Regional, ou seja, a Estratégia para a Educação e Formação Profissional, foi uma oportunidade única criada na Região para projectar a qualificação e formação profissional num horizonte de 10 anos. O facto é que o compromisso que saiu deste Fórum Regional está vivo e continua a mobilizar as escolas profissionais”, afirmou. Maria João Carreiro lembrou ainda que o Parlamento açoriano está a analisar a proposta de criação do novo Centro de Qualificações dos Açores. Assentará numa estratégia de especialização inteligente, com uma resposta flexível e ajustada às necessidades das empresas, apostando na formação intensiva de curta duração, incluindo ensino à distância.
A Secretária Regional destacou o “diálogo e cooperação entre o Governo Regional e as escolas profissionais” nas “respostas e soluções conjuntas para problemas resultantes de escolhas passadas” e cujos efeitos se agravaram neste período de transição entre quadros comunitários. Este processo veio aumentar as dificuldades das escolas profissionais no acesso à sua principal fonte de financiamento europeu das suas actividades.
Estas “respostas conjuntas” incluem o mecanismo excepcional de financiamento das escolas profissionais coordenado pelo Governo dos Açores com a banca que vigorará até à entrada do novo programa Açores 2030, suportando o Governo os custos incorridos com o financiamento. O Governo procedeu também à revisão do Regulamento de Gestão Administrativa e Educativa dos Alunos, reduzindo o número de alunos por turma normal para efeitos de penalização do abandono escolar. Maria João Carreiro felicitou a Escola Profissional da Ribeira Grande por ter “contribuído durante 25 anos para a qualificação e formação de centenas de jovens bem como para a promoção diária do ensino profissional e a sua importância para a inclusão e sucesso académico no concelho mais jovem do o país.” Como referiu, é um “caminho que nos orgulha pelo trabalho feito e pela perseverança”.