Em 2022 foram sentidos nos Açores 370 sismos

As investigadoras Sofia Pereira e Isabel Estrela Rego, do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) apresentaram artigo na edição de Fevereiro do UAciência, sobre os elementos constituintes da medida “Baixar, Proteger, Aguardar” no caso da ocorrência de um sismo.
As investigadoras relembram que vivemos numa zona sismicamente activa e que no ano de 2022 foram sentidos no arquipélago cerca de 370 sismos. “Embora estes não tenham causado danos, não é certo que todos serão assim, pelo que possibilidade da ocorrência de um sismo capaz de causar danos ou prejuízos, o que fazemos no momento pode ser crucial para a nossa segurança”, referem as investigadoras.
“Com base em evidências que demonstram que o risco de sofrer lesões por queda ou ao ser atingido por objectos quando os indivíduos se deslocam para um determinado local no durante um sismo”, surgiu então uma das medidas mais recomendadas globalmente: “Baixar, Proteger, Aguardar”. Esta medida é treinada regularmente em exercícios Great Shake Out e A Terra Treme, em mais de 50 países, entre eles Portugal.
Esta medida pode ser aplicada no interior e no exterior de edifícios, por qualquer pessoa .

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

x