Câmara Municipal prepara “nova era de segurança” para Ponta Delgada com mais 15 agentes

 O Presidente do município, Pedro Nascimento Cabral, afirmou ontem que a autarquia está a implementar uma estratégia para que a maior cidade dos Açores possa entrar numa “nova era de segurança”, por via de uma acção concertada entre a Polícia de Segurança Pública e a nova Direcção da Polícia Municipal de Ponta Delgada.
“Com esta Polícia Municipal, com o sistema de videovigilância que está a ser tratado no Conselho Municipal de Segurança – e que esperamos ficar resolvido, a breve trecho, com a autorização por parte do Sr. Ministro da Administração Interna, obtido o parecer positivo da Comissão Nacional da Protecção de Dados -, tenho a certeza que vamos entrar numa nova era de segurança”, afirmou o autarca, lembrando que a Câmara Municipal de Ponta Delgada está a iniciar os procedimentos para a contratação de 15 novos agentes da Polícia Municipal.
Pedro Nascimento Cabral falava em declarações aos jornalistas, após a sessão de apresentação do novo Director do Departamento da Polícia Municipal de Ponta Delgada, Edgar Ferreira, e também do chefe, Fábio Sousa, que decorreu ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
“Neste momento, temos 25 agentes na Polícia Municipal no activo e queremos aumentar esse número para, precisamente, irmos ao encontro daquelas que são as actuais necessidades”.
No entender do autarca, Ponta Delgada “é uma cidade que tem crescido nos últimos anos, com mais pessoas a residirem nela e a visitá-la”, havendo que “corresponder a esses novos desafios que o crescimento do concelho impõem”, disse, mantendo, no entanto, firme a convicção de que o Governo da República “está em falta para com a Região Autónoma dos Açores e que deve reforçar o quadro de agentes da PSP”.
Entretanto, durante a sua intervenção no Salão Nobre, Pedro Nascimento Cabral afirmou que “hoje, iniciam funções dois elementos muito importantes, que estamos convencidos, vão virar uma página na história da Polícia Municipal. A partir de agora, garantimos uma articulação com a PSP que vai ao encontro do nosso projecto enquanto Executivo camarário e que passa por garantir uma actuação visível, dissuasora do crime e de comportamentos ilícitos de mera ordenação social”.
Para o Presidente do município, a Polícia Municipal é uma “marca identitária da cidade de Ponta Delgada” e, sendo vista pelos cidadãos como um “meio de auxílio” e “um ponto de segurança” no concelho, verá a sua imagem reforçada através da “sinergia” criada com a Polícia de Segurança Pública e da liderança de Edgar Ferreira e Fábio Sousa, Comissário e chefe da PSP, respectivamente.   
A nomeação de ambos, asseverou o autarca, será preponderante para “a organização da própria Polícia Municipal, mas também na articulação necessária com a PSP”, em benefício do objectivo de fazer de Ponta Delgada um concelho “inequivocamente seguro” e, portanto, “capaz de oferecer segurança aos que nele vivem, mas também a todos aqueles que o visitam”.
Na sessão de apresentação, o Director do Departamento da Polícia Municipal, Edgar Ferreira, declarou chegar “com grande vontade de trabalhar” e de, em articulação com o efectivo policial, alcançar os objectivos que lhe foram propostos.
Na mesma senda, o chefe Fábio Sousa prometeu dedicação no exercício das novas funções e perspectiva, num registo de colaboração e de entreajuda com os polícias municipais, dar continuidade à sua lógica profissional, que, explicou, só tem duas saídas: “ou corre bem, ou corre muito bem”.    

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker