Conselho Municipal de Segurança de Ponta Delgada aprova 16 locais para instalar câmaras de videovigilância

 O Conselho Municipal de Segurança de Ponta Delgada aprovou, por unanimidade, os 16 locais para a instalação do sistema de videovigilância.
Pedro Nascimento Cabral, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, enfatizou que o sistema de videovigilância apresenta-se como um forte elemento dissuasor da pequena criminalidade e um instrumento auxiliar das forças de segurança, sendo que Ponta Delgada é pioneira a investir nesta tecnologia.
“Somos o primeiro município dos Açores a colocar um sistema de videovigilância nas ruas para dissuadir os comportamentos desviantes e a pequena criminalidade, sendo que para nós não se trata de uma despesa, mas antes de um investimento na segurança de quem vive, trabalha e visita Ponta Delgada”, sustentou.
O autarca, em declarações à comunicação social, explicou que a escolha dos locais adequados para a instalação das câmaras obedece a critérios rigorosos e legais, apresentados pela PSP de Ponta Delgada.
Este processo vem ao encontro da estratégia seguida pela autarquia para que a maior cidade dos Açores possa entrar numa “nova era de segurança”. A Câmara Municipal de Ponta Delgada está a iniciar os procedimentos para a contratação de 15 novos agentes da Polícia Municipal e ontem foi apresentado o novo Director do Departamento, Edgar Ferreira, e também o  chefe, Fábio Sousa.
Como sustentou Pedro Nascimento Cabral, “Ponta Delgada é uma cidade que tem crescido nos últimos anos, com mais pessoas a residirem nela e a visitá-la”, havendo que “corresponder a esses novos desafios que o crescimento do concelho impõe”.
 O processo está a ser instruído pela Polícia de Segurança Pública. O pedido de instalação das câmaras vai agora ser submetido ao Ministério da Administração Interna, que tem de obter o parecer positivo por parte da Comissão Nacional de Protecção de Dados.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

x