Pela primeira vez, o Pavilhão Multiusos das Furnas acolherá uma Exposição de Camélias. O evento, que este ano assinala a sua 19ª edição e que retoma a sua actividade depois do interregno resultante da pandemia, acontece nos dias 25 e 26 de Fevereiro.
Organizada pela Câmara Municipal da Povoação, em colaboração com o Terra Nostra Garden Hotel e a Junta de Freguesia de Furnas, a mostra de Camélias deste ano contará, novamente, com mais de duas centenas de variedades que estarão em exposição neste novo espaço. Aliada à exposição haverá um programa musical que animará a área onde estarão os artesãos e produtores locais.
Fernando Costa, chefe do Parque Botânico Terra Nostra, é, uma vez mais, o mentor da estética que será apresentada nesta exposição; um trabalho nem sempre fácil onde a criatividade é testada a cada ano que passa. A Exposição de Camélias poderá ser vista no Sábado (dia 25), das 13 às 21 horas e no Domingo (dia 26), das 10 às 21 horas. À semelhança do que tem acontecido em edições anteriores, a Câmara da Povoação entregará a bilheteira a favor de uma instituição concelhia. A animação do Sábado ficará a cargo do Grupo de Folclore Mirandês e os Pauliteiros de Palaçoulo, pelas 15 horas, e dos irmãos César e Rafael Carvalho, do Duo Origens, pelas 20 horas. O Programa Atlântida, da RTP Açores, também será transmitido, no sábado à tarde, a partir do recinto da exposição. Já no Domingo, o Grupo Folclórico das Camélias actuará pelas 15 horas e haverá ainda uma noite de fado com Maria Eugénia, pelas 20 horas, a encerrar a 19ª edição das Camélias. Como sempre, a par da exposição estarão os viveiristas, os artesãos e os produtores locais com o que de melhor se faz no concelho da Povoação, para degustação e venda.