Carnaval parou centro de Ponta Delgada com milhares de crianças, jovens e seniores a desfilaram pelas principais ruas citadinas

 Com confetes entre os cabelos e serpentinas entrelaçadas nas canelas, no Corso de Carnaval de Ponta Delgada aderiram não apenas crianças e jovens, mas também seniores e utentes de instituições de solidariedade social, num total de 3.000 participantes de 35 escolas e instituições. O céu limpo e solarengo foi propício ao cortejo, que se iniciou e terminou no Campo de São Francisco, como é habitual. A abertura do corso deu-se com uma animação chamada “Back To The Funk”.

Alguns grupos vestiram-se de acordo com um tema específico, já noutros, os carnavalescos tinham liberdade para se disfarçarem do que queriam, mas todos os que constituíam o corso trajavam a rigor. Desde os clássicos palhaços, de cabelo arco-íris frisado, e os homens-aranha que nunca passam de moda e são sempre assíduos no Carnaval, até outros disfarces mais originais como garrafas do refrigerante Kima e pacotes de chá verde da Gorreana.
Continuam a marcar presença em grandes numerosas princesas e os jogadores de futebol. Animaram também a festa personagens de lego, cubos mágicos, sinais de trânsito, super-heróis, personagens de desenhos animados, bailarinas, joaninhas, monstros das bolachas, animais diversos, deuses gregos, bruxos, e plantas carnívoras.

“Se o mundo quiseres
transformar, a natureza
terás de proteger e amar!”

O Jardim de Infância Coração de Jesus optou pelos cupcakes, o CATL – O meu Cantinho da Casa do Povo de Finais da Luz vestiu-se de peças de dominó, mas o ATL - Centro Social e Cultural Finais da Luz preferiu as borboletas. O Colégio de S. Francisco Xavier desfilou sobre o tema do seu cartaz: “Se o mundo quiseres transformar, a natureza terás de proteger e amar!”.
O Jardim de Infância Centro Social Paroquial de S. Pedro jogou pelo seguro e trajou-se de palhacinhos. A EB1/JI de São Pedro apostou no tema do mar, desfilando golfinhos, conchas, estrelas do mar e peixes. A EBI Arrifes – Núcleo Escolar de Relva desfilou com o cartaz onde se lia: “Das histórias hoje vamos folgar, para no desfile de carnaval participar”.
Os alunos da Escola de Novas Tecnologias levaram à rua o tema da igualdade de género com o cartaz: “Homens de qualidade não temem a igualdade”, vestindo-se as raparigas de homem, e os rapazes de mulher. Da EPROSEC desceram à terra os deuses gregos. No que toca a escolas participaram também o J.I Castelinho Encantado, Externato A Passarada, EBI Roberto Ivens, Cooperativa de Ensino A Colmeia, Colégio do Castanheiro, Escola Secundária Antero de Quental, Escola Profissional da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, Jardim-Escola João de Deus, Escola Secundária Domingos Rebelo, Colégio Arco-íris, Creche/JI Gente de Palmo e Meio, JI Os Traquinas, EB Canto da Maia Sede, EB1/JI Cecília Meireles, escolas Prof. Dr. Alexandre Linhares Furtado, de Capelas e Francisco José de Medeiros, bem como ATLs da Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Desfile para todas
as idades e especificidades

Marcou também presença a Universidade Sénior, que muito animou o corso com uma carrinha cheia de vacas. A Associação de Pais e Amigos das Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores trajou o monstro das bolachas, e a Aurora Social inspirou-se no Harry Potter.
As Irmãs Hospitaleiras vestiram-se de Minnie, personagem muito apreciada. O Centro Intergeracional da Junta de S. Sebastião disfarçou-se de banda filarmónica enquanto que a Seara do Trigo levou os trajes de assustadoras plantas carnívoras. Animaram também o cortejo a Casa de Saúde de Nossa Senhora da Conceição, dos Arrifes, e a Alternativa – Associação Contra as Dependências  
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     Mariana Rovoredo

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker