Governo dos Açores aposta na promoção da formação financeira de famílias beneficiárias de apoios sociais

 O Vice-presidente do Governo Regional, Artur Lima, presidiu ontem à assinatura de um plano de acção conjunto entre o Instituto da Segurança Social dos Açores (ISSA) e o Banco de Portugal para a promoção da formação financeira das famílias beneficiárias de apoios sociais na Região.
Na cerimónia que decorreu em Ponta Delgada, o responsável pela área da Solidariedade Social defendeu que o “apoio às famílias carenciadas é uma máxima humanista” de que o “XIII Governo Regional dos Açores não abdica”.
“Pelo contrário, materializa, através de políticas públicas, um apoio reforçado a quem mais precisa, por considerar que a responsabilidade pública do Estado é a de acudir a quem está em situação de pobreza na sociedade”, prosseguiu.
De acordo com Artur Lima, “não basta atribuir um apoio social, é preciso acompanhar as pessoas, formá-las e contribuir para a sua integração”.
“O plano de acção formativo que ontem se assinou destina-se a apoiar famílias em risco de grave carência socioeconómica ou que pretendam obter informação e formação para melhor gerirem as suas finanças pessoais”, esclareceu.
Durante a sua intervenção, o Vice-presidente do Governo reiterou que este tipo de acção tem o “mérito enorme de acrescer responsabilidade a cada indivíduo”.
“Só com mais responsabilidade de cada um é que o apoio social se torna mais credível e justificado”, frisou.
Na óptica do Governo Regional dos Açores, realçou Artur Lima, a formação destas famílias “converge” para os “objectivos estratégicos regionais” de “credibilizar a atribuição de apoios sociais” e de “combater eficazmente a pobreza”.
 Além deste protocolo permitir que o ISSA, concretamente a Unidade de Aconselhamento Técnico a Cidadãos em Situação de Endividamento (UATE), reforce a sua intervenção junto das famílias mais carenciadas, contribui também para o cumprimento das metas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ao nível da formação das famílias beneficiárias de acção social.
Nas acções de formação previstas neste plano serão abordados, entre outros, temas como o consumo responsável, a gestão das finanças pessoais, a importância da poupança, o crédito ou a prevenção de situações de risco de sobre-endividamento.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker