Programa “Novos Idosos” alargado à Lagoa, Vila Franca do Campo e Horta com 150 vagas disponíveis

 O Vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, anunciou ontem, em Ponta Delgada, que o projecto-piloto “Novos Idosos” será alargado, nesta segunda fase, à Lagoa, Vila Franca do Campo e Horta, estando disponíveis mais 150 vagas, 50 em cada concelho.
Sendo estes os concelhos que apresentam uma menor taxa efectiva de cobertura de respostas de acolhimento de pessoas idosas, o governante frisou que este sempre foi o “critério definidor da forma como o projecto-piloto será implementado nos Açores”, considerando que existe o total de 250 vagas a preencher até 2025.
“Não há arbitrariedade ou favorecimento na definição dos concelhos a considerar no âmbito do programa”, esclareceu.
Durante a sua intervenção, o Vice-presidente do Governo agradeceu a disponibilidade da Santa Casa da Misericórdia de Santo António da Lagoa, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo e Santa Casa da Misericórdia da Horta para serem as instituições de enquadramento deste projecto nos respectivos concelhos. “Contamos, uma vez mais, com a colaboração das instituições sociais, numa clara demonstração da valorização que este Governo faz do sector solidário”, afirmou. Até 2025, prevê-se despender perto de 10 milhões de euros com este projecto-piloto, sendo que está alocado a esta segunda fase cerca de 5 milhões de euros financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O período de candidaturas à segunda fase do projecto-piloto abrirá no dia 3 de Abril e os interessados terão dez dias úteis para se candidatarem. Poderão fazê-lo junto da Equipa de Acompanhamento Regional ou junto das instituições de enquadramento de cada concelho da Região.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker