5 de março de 2023

Recados com Amor...

Meus Queridos! Em Portugal continua a “guerra” sobre as medidas propostas pelo Governo de António Costa que obrigam os proprietários de casas devolutas a arrendarem os imóveis ao Estado para que ele sub-alugar a quem anda à procura de casa para morar… A procissão ainda vai no adro, e se a coisa for avante, os Tribunais vão ficar entupidos com o poderio de processos que serão postos contra o Governo que é, como se sabe mau pagador aos seus credores… E não será diferente com as rendas de casa… Vai ser uma alegria com processos de desejo a esmo… E a revolta popular a ficar à porta de São Bento… Mas o problema das casas arrendadas chegou também ao Vaticano e o Papa Francisco não esteve com meias medidas e determinou que os cardeais e outros oficiais da Cúria Romana não podem continuar a morar no Vaticano sem pagar aluguer, nem beneficiar de descontos preferenciais. A medida do Papa Francisco data de 13 de Fevereiro e foi anunciada publicamente no primeiro dia de Março por Maximino Caballero Ledo, prefeito da Secretaria de Finanças do Vaticano, que explicou as razões que levaram o pontífice a acabar com o uso gratuito ou com descontos a quem usa os imóveis pertencentes a instituições da Santa Sé…. No documento administrativo com a decisão do Papa, é descrita a necessidade que existe para o Vaticano “enfrentar os crescentes compromissos que o cumprimento do serviço à Igreja e aos mais necessitados exige no contexto económico como o actual, que é particularmente grave”, e por isso é preciso “que todos façam um sacrifício extraordinário para garantir mais recursos financeiros necessários à missão da Santa Sé, melhorando as receitas da gestão do património imobiliário”. A nova medida passa a ser aplicada aos cardeais, chefes de dicastérios, presidentes, secretários, subsecretários, dirigentes, auditores e cargos equivalentes do Tribunal da Rota Romana…. Francisco determinou ainda que não poderá ser feita qualquer alteração ao novo regulamento sem a sua permissão directa. A minha prima Maria da Praia, que me deu a notícia das novas decisões do Papa Francisco sobre o património imobiliário do Vaticano, diz que a medida tem em vista tornar as finanças do Vaticano mais transparentes e impedir o mau uso dos recursos da Santa Sé… Espero que o meu rico Primeiro - ministro Costa se inspire na coragem do Papa Francisco para aplicar medidas imediatas para pôr a render o vasto património imobiliário que o Estado tem espalhado pelo país, recuperando-o e pondo-o depois ao dispor dos que precisam de tomar de arrendamento um espaço para morar… Começando por transformar o antigo edifício do Ministério da Defesa numa residência universitário tal como foi anunciado há tempo mas não passou até agora da intenção, enquanto os estudantes penam para encontrar um quarto… cujos preços estão pela hora da morte…

Meus queridos! Fiquei menente quando li, nos três jornais que se publicam em Ponta Delgada, na edição de Sexta-feira passada, quase a mesma notícia… Sobre a subida assustadora de pessoas que estão a recorrer ao Banco Alimentar pedindo alguma coisa que se coma… A situação é de tal ordem que a Presidente do Banco Alimentar, Luísa César, tem lançado apelos às pessoas e às empresas do ramo alimentar para contribuírem com o que puderem para que aquela instituição… Possa ajudar os aflitos de última hora…. Quando os stocks estão a evaporar-se depressa… Devido à procura que se vai manter e que já afecta a chamada classe média….  Isto já era de esperar devido ao contínuo e disparatado aumento de preços que não tem outra explicação que não seja uma especulação exagerada e em cadeia e consertada, … Que atravessa o país e com mais incidência ainda os Açores, quando se compara os preços anunciados nas televisões nacionais com os preços praticados por cá… E que ninguém consegue travar. Tenham dó porque há muita gente que já não aguenta, e a fome faz perder a razão a quem a tem todos os dias… Só quem está nas juntas de Freguesia pode ver quantas pessoas, muitas cheias de vergonha, ali acorrem para serem socorridas ou para lhes indicarem aonde se devem dirigir. Todos os dias se fala de apoios e mais apoios, mas a verdade é que há muita gente que fica fora e não sabe o que fazer à vida. Vejam só o que aconteceu há dias numa farmácia, com uma idosa,… Apenas porque ela não é pensionista, e por isso foi-lhe dito que não tem direito ao “compamid”, que é aquele apoio que permite medicamentos gratuitos até ao montante de 500 euros por ano… Quem legisla e regulamenta as normas nem pensa nesses casos? E o pior é que quando fazem exposições a quem de direito as queixosas ficam mesmo sem resposta… E depois hão -de querer que uma ou um idoso que não receba nenhuma pensão… E por tal fatalidade não reúne condições para receber a “prebenda” do “compamid” …. Vaia depois votar! Tenham dó!

Ricos! O mau tempo não tem dado tréguas e este inverno a Ilha das Flores tem sido a mártir nos abastecimentos. Vem agora o Governo do meu querido Presidente Bolieiro dizer que vai estudar meios de apoio para que os comerciantes da ilha possam ter maiores stocks de produtos para evitar rupturas invernais. Com a minha idade, lembro-me perfeitamente de no final dos anos setenta e durante a década de oitenta…. Quando este problema também se colocava… De o Governo, através do Fundo de Abastecimentos, apoiar os juros dos empresários que tivessem de recorrer à banca para pagar o stock excedentário que cobrisse o período de falta de transportes… Hoje, em vez de jogos e aproveitamentos políticos, o que é preciso é acção… E ela tem de apostar na capacidade dos empresários locais terem condições para fazerem bons stocks, e meios de os conservar… Porque se a população souber que as lojas estão abastecidas não cai na tentação de açambarcar tudo, ficando uns com as casas recheadas e outros a verem as prateleiras vazias. O pior é que, como as memórias são curtas, quando chegar o bom tempo, os políticos arranjam outros temas para se entreterem, e tudo fica na mesma até novo Inverno…

Ricos! Ouvi esta semana, com estes que a terra há-de comer o Primeiro -Costa dizer que “não há nenhuma justificação para quem tenha uma casa, a tenha fechada, e não rentabilize esse património. É um rendimento para si e é uma habitação para quem precisa de habitação”. É obra… Maduro, na Venezuela, não diria melhor. O Estado que deixa cair de podre o seu património, que não é capaz de mudar uma janela ou uma porta em tantos edifícios públicos, quer que os privados rentabilizem o seu património à força… A minha prima Jardelina diz que só comprou uma casa e que a tem fechada porque o pilim das suas economias que estava nos bancos não ganhava um cêntimo de juros e estava a perder todo o valor com a inflação. Se os bancos pagassem devidamente os depósitos, na mesma proporção em que taxam os empréstimos, muita gente não tinha as casas fechadas. Só falta agora é o rico dizer que quem tem as suas economias paradas num banco deve passá-las a outros… Passa fora!

Meus queridos! É já na próxima Sexta-feira, no último dia da Novena dos Espinhos que vai ser inaugurada a nova estátua da Madre Teresa d’Anunciada no seu novo local, muito mais enquadrado com o frontispício do Santuário. Ainda não vi o novo trabalho escultórico e até fico admirado de o Santuário não ter promovido um encontro com a comunicação social para apresentar a dita cuja, à semelhança do que faz todos os anos com a capa que vai sair aos ombros da imagem no dia da festa… Uma coisa posso dizer. A Estátua que agora passa para o jardim da roseira no interior do santuário nunca foi bem-vista porque mais parecia a padeira de Aljubarrota. E a culpa não foi do escultor, pois houve três modelos e três lugares distintos para a sua colocação e quem dirigia o Santuário então, escolheu o pior. Nos arquivos deve haver ainda as outras duas versões que não foram escolhidas. E depois, coitada da Madre Teresa que ali sofreu tratos de polé, levantada e arreada conforme os caprichos e até um pé lhe roubaram, para além de ter servido de mictório a canídeos nocturnos. Lá vou estar com o meu vestido azul-bandeira, para assistir à inauguração do novo monumento, que tem sido rodeado de muito silêncio para o meu gosto…

Ricos! E já que estou a falar da Madre Teresa que antes de ir para o Convento da Esperança, aqui na minha cidade-norte era uma grande devota do Senhor Santo Cristo dos Terceiros, quero dizer que muito gostei de estar no passado Domingo na vetusta igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, na missa de Festa que antecederia a Procissão dos Terceiros, com os seus dez andores penitenciais e que afinal não se realizou por via do mau tempo. Com um magnífico coro e ao som do belo órgão recentemente restaurado, a eucaristia presidida pelo Administrador Paroquial da Vila de Rabo de Peixe, foi um belo momento de oração e arte, com todos os padres da Ouvidoria presentes e uma bela e tocante homilia do padre Nuno Sousa, que sabe chegar ao coração das pessoas. Um ternurento beijinho a toda a organização, na pessoa do incansável capelão da Misericórdia, o meu querido padre Manuel Galvão…

Meus queridos! Na última reunião da Assembleia Municipal de Ponta Delgada, que decorreu no Salão Padre David Botelho do Couto, em Santo António, foi proposto e aprovado por unanimidade um voto de louvor a todos os trabalhadores de limpeza da Câmara Municipal e destacada a figura do já muito conhecido e interventivo Nuno Carvalho Faul que para além do seu trabalho, todos os dias tem desenvolvido uma intensa campanha de sensibilização para a falta de civismo de muita gente que teima em não respeitar nada nem ninguém, emporcalhando todos os cantos da cidade e das nossas freguesias, como ele mesmo diz na sua página das redes sociais, “infelizmente é o que se vê, mas cá estamos nós para tentarmos manter os sítios sempre limpos, e claro que por vezes é só a demora de limpar, volta tudo ao estado em que estava!”. Como esses trabalhadores anónimos também merecem reconhecimento, aqui fica o meu ternurento beijinho…

Print
Autor: CA

Categorias: Maria Corisca

Tags:

Theme picker