14 de março de 2023

Opinião

E assim vamos nós na Saúde

 
 

Um dia destes encontrei uma pessoa amiga que já não via há muito tempo. Como não podia deixar de ser, falámos de tudo um pouco; mas, mais sobre a saúde, atendendo a que ele é um competentíssimo profissional desta área.
Pela conversa que mantivemos apercebi-me de que, no nosso hospital e no que à sua área de actuação diz respeito, existem bons médicos, bons enfermeiros e bons auxiliares, pese embora em número insuficiente para as actuais necessidades.
Perguntei-lhe porque não se contratava mais pessoal. Respondeu-me não ser possível, porquanto a exiguidade das instalações, bem como a falta de equipamentos, não permitem qualquer ampliação do serviço que ele dirige. 
Ora, se não me falha a memória, julgo que o HDES tem pouco mais de 20 anos (talvez uns 23) e como diz o nosso povo, já está a rebentar pelas costuras. Isto significa que não só a ampliação daquela unidade hospitalar é mais do que urgente, assim como a actualização de equipamentos das várias especialidades.
É do domínio público a necessidade de ampliação e renovação de equipamentos na hemodiálise porque está em risco a aceitação de mais doentes. Mas quem fala na hemodiálise fala na consulta externa, na oncologia, na urologia e em muitas outras que, certamente, estarão necessitando.
Penso que as sucessivas administrações menosprezaram os muitos alertas dos vários responsáveis dos diversos serviços levando a que, muitos deles se demitissem, ou, pedissem escusa de responsabilidades, precisamente por falta de condições de trabalho.
Se não estivéssemos a falar da vida ou da morte dos doentes que ao HDES acorrem, ainda se poderia desculpar a inoperância e incompetência das administrações. Porém, é justamente a vida ou a morte de pessoas que está em causa.
Recordo aqui a razão (de entre várias provavelmente) pela qual o Dr. Clélio Meneses se demitiu de Secretário Regional da Saúde. Fala-se que, uma das razões, teria sido por causa da demissão de uma administradora que, no HDES, fez “ a vida negra” a tudo quanto era chefia clínica e não só, fazendo dela uma “persona non grata”.
Posteriormente e sem dizer “água vai” ao verdadeiro responsável pela Secretaria da Saúde, alguém admitiu uma nova personalidade para presidir à administração do HDES. 
Ao que parece foi a “gota d’água” para o Secretário se demitir.
Gostaria de realçar que, a personalidade que tinha sido destituída no hospital desta cidade vai presidir à EMAFIS, sigla esta que quer dizer: ESTRUTURA DE MISSÃO DE ACOMPANHAMENTO AO FINANCIAMENTO DA SAÚDE NOS AÇORES, ou seja, uma nova SAUDAÇOR mas com gente da confiança política de algum graúdo do governo.
Trocando por miúdos, extinguiu-se a Saudaçor porque era um peso morto para o sector da saúde. Contudo criou-se um novo serviço para dar “guarida” a uma protegida; paga Zé povinho, para não seres tolo!
Com esta nova estrutura, as várias unidades hospitalares deixaram de poder adquirir aquilo que realmente precisam para si, porque passou a ser este mais do que duvidoso serviço de aprovisionamento a fazê-lo. Com todos os sobrecustos que tal medida acarreta, por se tratar de mais uma empresa pública com administração e staff próprios.
A ideia, em si mesma, não é de todo reprovável porque se fosse no sector privado seria uma central de compras que poderia adquirir bens a melhores preços, mas, todos sabemos que no sector público não é assim que funciona.
Quando o actual governo entrou fizeram-se algumas “limpezas” por se considerar desnecessário tanto encargo com resultados negativos. Contudo, apesar dos encerramentos, não vejo que os resultados tenham sido melhorados.
Foi só uma questão de “tira e põe” que dá pelo nome de: jobs for the boys!
Para terminar e porque vem a propósito e na sequência do tema que desenvolvi, devo dizer que concordo com os “senadores” social-democratas, que opinaram na passada semana em alguns jornais acerca da actuação do Presidente do Governo Regional e líder do actual PSD/A. Em boa verdade a subserviência ao CDS/PP e PPM é confrangedora!

Carlos Rezendes Cabral
P.S. Texto escrito pela antiga grafia.
12MARÇO2023

   
   
 

Print
Autor: CA

Categorias: Opinião

Tags:

x