A Irmandade do Senhor dos Passos da Cidade da Ribeira Grande promoveu este fim de semana a Solenidade do Senhor dos Passos, que contou com a presença de dois sacerdotes da ouvidoria, Padres Manuel Galvão e Victor Medeiros.
Depois do tríduo preparatório que decorreu entre 6 e 8 de Março, no sábado foi celebrada a Missa, na Igreja do Senhor dos Passos, presidida pelo pároco da Matriz, Manuel Galvão.
No domingo celebrou-se a Missa Solene, pelas 12h00. Depois, de tarde, a procissão, com a imagem do Senhor dos Passos, percorreu os sete passos: o primeiro, à porta da Igreja, quando a imagem sai e que representa o Pretório; depois a primeira queda de Jesus; no adro das Freiras é o encontro de Jesus com a sua mãe; em frente à igreja da Conceição é Jesus ajudado pelo Cireneu; junto à Câmara Municipal da Ribeira Grande há um novo passo que representa Verónica a limpar o rosto de Jesus; no Largo do Rosário o passo representa as Filhas de Jerusalém. Chegados à Igreja Matriz, a imagem de Nossa Senhora entrou na capela do Salão Paroquial e aqui realizou-se o último passo que é o Calvário.
A organização desta festa está a cargo da Mesa Administrativa da Irmandade do Senhor dos Passos, liderada pelo provedor IIdeberto Piques Garcia. O assistente Espiritual é o Padre Manuel da Silva Galvão.
A solenidade do Senhor dos Passos, celebra-se no terceiro domingo da Quaresma e é uma invocação de Jesus Cristo que relembra o trajecto percorrido por Jesus desde sua condenação à morte no pretório até ao sepulcro, depois ter sido crucificado no Calvário.
Na Ribeira Grande e, desta forma, a festa é celebrada desde 1925 pela Irmandade do Senhor dos Passos, como recomenda o estatuto.
Esta Irmandade é composta actualmente por cerca de 200 irmãos, entre graduados e não graduados, que contribuem anualmente com uma quota que constitui uma das principais receitas da Irmandade, que vive, igualmente, com muitos donativos, de empresas e de particulares, especialmente emigrantes dos Estados Unidos e do Canadá, que assim contribuem para a manutenção e ornamentação permanentes deste templo.