Os jovens estão na agenda do Bispo de Angra e na primeira visita ao Faial, D. Armando Esteves Domingues encontrou a Igreja Matriz do Santíssimo Salvador, na cidade faialense, repleta de jovens crismandos, participantes na Jornada Mundial da Juventude e de movimentos juvenis. Ontem, o prelado diocesano crismou jovens em duas igrejas da Horta: Angústias às 15h30 e Matriz do Santíssimo Salvador às 18h30.
Desde que chegou a Região, D. Armando Esteves Domingues elegeu os jovens como uma prioridade da sua agenda.
“A tudo o que tenha a ver com jovens ou Jornada Mundial da Juventude, darei prioridade na minha agenda deste ano. Gostaria poder entrar também na vossa agenda e caminhar convosco, caríssimos jovens. Solicito aos padres, religiosos, animadores, dirigentes do CNE e outros movimentos juvenis que tudo façam para se prepararem com os jovens e caminharem juntos até Lisboa” disse na homilia da missa celebrada na Sé no dia da sua entrada, a 15 de Janeiro.
“Nenhum jovem açoriano deverá ficar de fora a ver passar os aviões ou os navios e não falo apenas dos ligados às paróquias ou movimentos. Todos têm lugar e voz!” afirmou. O Bispo de Angra, que considera a Jornada como uma oportunidade para a realização de um exercício prático de diálogo entre a Igreja e a sociedade civil, quer que no regresso os jovens possam ajudar a construir uma Igreja diferente.
“Que regresseis depois e nos ajudeis a construir um futuro convosco” disse D. Armando Esteves.
“Que esta seja uma prioridade evangelizadora, pois não há renovação na Igreja nem na sociedade, sem o protagonismo dos jovens. Nunca digamos que eles não sabem ou não querem… caminhemos confiadamente com eles!” disse ainda.