O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, presidiu ontem de manhã à cerimónia de abertura da Sessão Regional do Ensino Básico do Parlamento dos Jovens, que decorreu na sala do Plenário da sede do Parlamento açoriano, sob o tema “Saúde Mental nos Jovens: Que desafios? Que respostas?”.
Considerando que o tema desta sessão “diz muito do momento em que vivemos” e “das consequências da pandemia Covid-19”, o Presidente Luís Garcia exortou os jovens deputados presentes naquela sessão a não ter receio de ajudar no “combate à pandemia da saúde mental”.
“Da mesma forma que contámos com todos para o combate à Covid-19, temos de contar com todos para o combate à saúde mental”, afirmou, deixando aos jovens deputados um pedido claro: “Que junto dos vossos amigos, junto dos vossos familiares, ao mínimo sinal de que possa algum de vós estar com alguma perturbação a esse nível, sejam amigos, e procurem ajudar as pessoas que tem esse problema, porque esses tratamentos são muito mais fáceis com a nossa ajuda, com a nossa compreensão”.
Abordando o tema da sessão de forma clara, o Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores fez questão de afirmar perante os jovens deputados “que não é vergonha nenhuma ter problemas da ordem da saúde mental” e que é preciso é “ter a coragem de os assumir” e “de pedir ajuda, o mais cedo possível”, sem medo de procurar “os profissionais de saúde”. Durante a sua intervenção inicial, o Presidente do Parlamento falou ainda sobre a importância do projecto do Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República, que na região ocorre em parceria com a Assembleia Legislativa dos Açores e as Direcções Regionais da Educação e da Juventude.