Presididas este ano por D. Armando Esteves Domingues

Festas do Senhor Santo Cristo regressam ao formato tradicional

 Depois das polémicas alterações registadas no ano passado, essencialmente com a ausência dos tradicionais arraiais das festas e com uma extemporânea saída da Imagem na noite de Sexta-feira da “inauguração das luzes”, justificada pelo Santuário para permitir mais tempo de presença da Imagem junto dos devotos, com menores concentrações de pessoas, dado que ainda se estava a sair daquele que foi o longo período pandémico, este ano as festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres retomam o seu figurino e os seus horários tradicionais, segundo o programa provisório divulgado pela Irmandade presidida por Carlos Faria e Maia.
As festas iniciar-se-ão no dia 6 de Maio, pelas 8 horas, com a recepção das ofertas de gado junto ao redondel de leilões da Associação Agrícola de São Miguel, Santana, em Rabo de Peixe, a que se seguirá, duas horas depois, a arrematação de gado nas mesmas instalações.
O Tríduo preparatório, na Igreja da Esperança, do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, decorrerá pelas 18 horas dos dias 9, 10 e 11 de Maio, (terça, quarta e quinta-feira), com pregação pelo Padre José Júlio Rocha, Pároco do Porto Martins e da Fonte do Bastardo, Ouvidoria da Praia da Vitória, na Ilha Terceira; Professor do Seminário Episcopal de Angra e Assistente da Comissão Diocesana Justiça e Paz e que este ano já esteve em São Miguel para participar e orientar o retiro dos responsáveis pelas romarias quaresmais da ilha.
No último dia de tríduo, e pelas 21,30 horas, terá lugar a apresentação do filme “Tereza de Cristo”.
Na sexta-feira, dia 12 de Maio, as Eucaristias das 8 e 9 horas serão na Igreja da Esperança e pelas 11 horas será a Missa destinada aos Doentes, na Igreja São José. Após a Missa haverá visita ao Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
Nesse mesmo dia, pelas 18 horas haverá a apresentação do livro com as homilias do Cardeal José Tolentino Mendonça que no ano passado presidiu às Festas do Santo Cristo dos Milagres.
Momento sempre esperado na sexta-feira, pelas 21 horas, é a Inauguração da iluminação decorativa da fachada do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, com execução do Hino do Senhor Santo Cristo, por uma filarmónica cujo nome a Irmandade ainda não divulgou, seguida de desfile da Charanga dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, momento este que tradicionalmente é transmitido pela RTP/Açores e pela RTP Internacional para as comunidades emigrantes.
A abertura do Bazar ocorre pelas 21,30 horas, seguindo-se arraial com tradicional concerto de filarmónica.
O Sábado do Senhor este ano coincide com o dia 13 de Maio e, como é sabido, há uma profunda ligação de datas entre Fátima e o culto de Senhor Santo Cristo, já que em 1917, a primeira aparição aos pastorinhos ocorreu em pleno dia de Festa do Ecce Homo de Ponta Delgada, no quinto domingo a seguir à Páscoa que naquele ano de 1917 foi a 8 de Abril. (este ano é a nove do mesmo mês). Assim, no dia 13, Sábado, o “Dia da Mudança”, o programa prevê Eucaristia às 9 horas, na Igreja do Santuário.
Para as 16,20, e como é de tradição, o Provedor da Irmandade, bate à Porta Regral, no momento em que as actuais Irmãs religiosas contemplativas do Bom Pastor entregam a Imagem para o encontro directo com os devotos e peregrinos. Segue-se às 16,30 horas a Procissão de Mudança da Imagem, passando em frente à Guarda de Honra prestada por uma companhia do Exército e Banda da Zona Militar dos Açores (16h45), com salva por uma corveta da Marinha e sobrevoo por uma aeronave da Força Aérea. Pelas 18 horas, e após o cumprimento das promessas, haverá o “Sermão de Entrada” por D. Armando Esteves Domingues que, no primeiro ano do seu episcopado na Diocese açoriana, preside às festas.
Como facto novo, nesse dia, e de acordo com o divulgado pela Irmandade, a Imagem do Senhor Santo Cristo, depois do sermão, pelas 19 horas, irá directamente para a Igreja de São José, omitindo-se assim a mudança da Meia-noite que existia desde o tempo do reitor, Monsenhor Agostinho Tavares.
Pelas 19,30 horas. Será celebrada Missa em São José, presidida pelo Pároco-anfitrião, Padre Duarte Melo. No Campo de São Francisco dá-se a abertura do bazar e arraial com concertos musicais até às 22,30, hora em que ocorrerá o espectáculo de fogo-de-artifício a partir da muralha da Doca, seguindo-se concerto até às 24 horas.
No dia grande da festa, carinhosamente denominado de “Domingo do Senhor”, às zero horas é celebrada Eucaristia em São José, seguindo-se a Vigília em Honra do Senhor Santo Cristo até às seis horas, Hora da Alvorada, saudada com salva de morteiros e em que se inicia a Missa dos Peregrinos, com os grupos que, de vários pontos da ilha, a pé, cumprem as suas promessas.
Pelas 9H15  é a saída da Imagem da Igreja de São José para o adro do Santuário onde decorre às 9,30 a solene Concelebração Eucarística,  com a presença da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, presidida por D. Armando Esteves Domingues.
A  saída do Guião da Procissão que percorrerá o trajeto habitual é as 15,30, e uma hora depois, como tradição, dá-se a saída da Imagem, prevendo-se a recolha para as 21,45 horas.
Segue-se arraial, bazar e concertos.
Para a segunda-feira, feriado municipal de Ponta Delgada, e para além da Eucaristia às 11 horas, por intenção da Irmandade e todos os colaboradores da Festa, haverá ainda a partir das 14,30 horas, arrematação de ofertas e pequenos animais domésticos no Campo São Francisco e meia hora mais tarde abertura do bazar, seguindo-se vários momentos de animação e o habitual arraial.
Na terça e quarta-feira está também prevista a realização de arraiais com iluminação, bazar e concertos.
O dia de encerramento das festas será na quinta-feira com uma tarde de cantigas ao desafio, entre as 14 e as 17,45 horas.
Pelas 18 horas e como é hábito, decorre o encerramento das festas religiosas do Senhor Santo Cristo dos Milagres com solene Concelebração em honra da Madre Teresa da Anunciada, presidida pelo Reitor do Santuário, Cónego Adriano Borges ao que se segue o último arraial, e o sempre esperado concerto de encerramento das Festas de 2019 pela Banda da Zona Militar dos Açores.
Apraz-nos divulgar este programa que, mesmo sendo provisório, já pode servir de orientação para quantos queiram visitar Ponta Delgada naquelas datas, para que possam assim melhor fazer os seus planos de viagem. E também porque é uma grande alegria saber que as festas regressam ao seu formato habitual e de sã convivência entre as vertentes religiosas e de convívio que marcam historicamente, a sua identidade muito própria e muito característica.

Santos Narciso

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

x