A Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, a Cooperativa A Ponte Norte e a Associação Supera-te assinaram um protocolo de cooperação tendo em vista a “prevenção, consciencialização e superação de relacionamentos abusivos e de violência”, explicou Jaime Vieira durante a assinatura do documento.
O Presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe justificou o desenvolvimento deste projecto tendo por base a “crescente necessidade de intervir nestas situações e a complexidade da problemática específica da violência doméstica”.
O protocolo com a Associação Supera-te desenvolver-se-á até ao final do corrente ano e implica, entre outras matérias, “prestar apoio a vítimas de violência doméstica e desenvolver formas de articulação que permitam o acompanhamento e encaminhamento eficaz das vítimas, suas famílias e, também, dos agressores”, salientou Jaime Vieira.
O trabalho a realizar visa, igualmente, “dotar de maior competência profissional os técnicos que, de forma directa ou indirecta, lidam com situações de violência doméstica, contribuindo para um melhor e mais aprofundado conhecimento do fenómeno” na vila de Rabo de Peixe.
Em articulação com a Escola Profissional da Ribeira Grande, através da Cooperativa A Ponte Norte, serão realizadas acções de sensibilização junto das vítimas de violência doméstica para a tomada de consciência da situação e para a denúncia da mesma, em particular junto da comunidade escolar.
“Pretendemos, acima de tudo, trabalhar a sensibilização da comunidade para as questões relacionadas com a violência doméstica, prevenir comportamentos agressivos e promover uma cultura social atenta e concertante desta problemática”, acrescentou Jaime Vieira.