Bolieiro responde a Vasco Cordeiro e diz que sucesso incomoda quem tem um “histórico de insucesso”

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou que o “sucesso” incomoda aqueles que têm um “histórico de insucesso”, numa reacção às declarações do líder do PS/Açores sobre a aposta em navios eléctricos para ligações na região.
“Quem tem um histórico de insucesso incomoda-se com os sucessos que estamos a conseguir neste governo para os Açores. Por isso, os culpados, quando acusam quem está a fazer bem e melhor, merecem um pequeno desconto”, declarou José Manuel Bolieiro, aos jornalistas, na ilha do Corvo, onde o executivo açoriano se encontra em visita oficial.
Vasco Cordeiro criticou o Governo e referiu-se, em concreto, a recentes declarações do titular pela pasta das Finanças dos Açores, que anunciou que a empresa Atlânticoline vai contar na sua frota com dois navios eléctricos para operarem nas ilhas do Triângulo (Faial, Pico e São Jorge), libertando actuais embarcações para novas rotas, como por exemplo Ponta Delgada-Vila do Porto”, na ilha de Santa Maria.
Boleiro afirmou que “o que se está a fazer neste caso concreto é aumentar a oferta na transição energética e na mobilidade eléctrica”.
O líder do executivo açoriano afirmou que “uma coisa é pensar uma solução para uma oferta de transporte marítimo entre a ilha mais oriental e a mais ocidental, de grandes distâncias, e outra encontrar uma solução que a tecnologia permite, por exemplo, para uma distância entre o canal Faial-Pico, ou mesmo outra entre São Roque do  Pico e Velas de São Jorge.
José Manuel Bolieiro, considerou , por outro lado, que, com o actual Governo, os corvinos estão cada vez melhor servidos em matéria de cuidados de saúde, um avanço face ao “passivismo” de anteriores governações.
“O Corvo, de cada vez que o Governo se desloca à ilha, está melhor do que antes. Estamos empenhados em fazer uma mudança na vida dos corvinos para melhor”, destacou o governante.
José Manuel Bolieiro falava no primeiro de dois dias de visita estatutária ao Corvo, tendo iniciado a presença na ilha com uma visita à empreitada a decorrer na Unidade de Saúde local, seguido de uma passagem pelo Hospital de Campanha montado no Ecomuseu.
“Registo e testemunho esta mudança para melhor”, prosseguiu, falando num “verdadeiro caso de estudo”, em que a ilha terá, com a conclusão das obras, maior oferta em cuidados, “duplicando e triplicando, com a optimização da capacidade instalada”, as possibilidades de servir os cidadãos corvinos.
“A nossa expectativa é que comecem o ano novo [de 2024] já com instalações novas”, adiantou ainda, antes de enaltecer o trabalho das várias instituições envolvidas no apoio aos doentes – Santa Casa ou Forças Armadas, por exemplo – e o papel do Presidente da Unidade de Saúde de Ilha do Corvo, o médico Paulo Margato.
“Os corvinos estão muito melhor servidos do que estavam antes em matéria de cuidados de saúde. Ao contrário do passivismo passado, estamos a avançar, a fazer muito com pouco mas com sinergia das capacidades instaladas”, concretizou o Presidente do Governo.
No primeiro dia da visita estatutária, o Governo dos Açores reuniu-se ainda com a autarquia local, decorrendo posteriormente a tradicional reunião com o Conselho de Ilha.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker