Cimeira Internacional dos Municípios e Regiões sobre a Ucrânia

Vasco Cordeiro reuniu em Kiev com Zelensky a quem manifestou a solidariedade do Comité das Regiões

 O Presidente do Comité das Regiões da União Europeia, Vasco Cordeiro, manifestou ontem “solidariedade” para com o povo ucraniano na intervenção que proferiu na Cimeira Internacional dos Municípios e Regiões sobre a Ucrânia, que se realizou em Kiev.
 “Solidariedade sobre a razão que nos traz aqui hoje: o papel que as comunidades locais e regionais estão a desempenhar, e podem desempenhar, não só acolhendo as pessoas que tiveram de abandonar os seus países, mas também reforçando as parcerias que são necessárias para enfrentar esta difícil situação e continuar a resolver os problemas que persistem daqui em diante,” afirmou Vasco Cordeiro que chefiava uma delegação do Comité das Regiões.
O Presidente do Comité das Regiões salientou, então que a Ucrânia “está a lutar pela Europa. E eu acho que não se tratam apenas de razões geopolíticas ou estratégicas. É acima de tudo sobre valores, sobre princípios”, disse.
“Valores fundamentais e princípios que também fazem a diferença entre os atacantes e os que são atacados. Entre os agressores e as vítimas. E a existência de um governo local e regional democrático, devidamente financiado e respeitado é também um desses valores e um dos valores que nós, no Comité das Regiões, mais valorizamos”, salientou Vasco Cordeiro.

Vasco Cordeiro: “Viemos
aqui para vos ajudar”

“Com isto em mente”, prosseguiu, “abordamos esta cimeira não só no contexto da actual guerra, mas também com as nossas mentes e as nossas almas no futuro”.
Um futuro, “em que a Ucrânia será, tal como outros países candidatos, um membro de pleno direito da União Europeia. Nesse contexto, muitas áreas podem ser usadas para expressar esta parceria, mas uma deles é exactamente o aspecto do desenvolvimento de capacidades. A oportunidade de fortalecer o governo local na Ucrânia”, defendeu.
Enquanto Comité das Regiões, realçou Vasco Cordeiro, “não há dúvida de que não viemos aqui para vos dizer o que fazer. Viemos aqui para vos dizer que estamos prontos para vos ajudar a fazer o que tem de ser feito”.
“Nesta guerra, as cidades e regiões de toda a Europa e de todo o mundo podem não ter o poder de trazer armas e munições. Mas, não tenham dúvidas, de que trazemos connosco a força e o espírito, a força da crença, porque não importa o que for preciso, não importa quanto tempo leve, acreditamos firmemente que a vitória será vossa, que a vitória será nossa”, completou.
A Cimeira é organizada sob a égide do Congresso dos Poderes Locais e Regionais da Ucrânia, na dependência do Presidente ucraniano, e visa unir os esforços municipais internacionais dirigidos à revitalização dos territórios desocupados, partilhando as melhores experiências e práticas de cooperação intermunicipal, desenvolvimento regional, investimento, parcerias público-privadas e transformação digital, tendo em vista a reconstrução Ucraniana no pós-guerra.

Encontro com Zelensky

O Presidente do Comité das Regiões Europeu (CR), Vasco Cordeiro, reuniu-se ontem, em Kiev, com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, à margem da sua participação na Cimeira Internacional das Regiões e dos Municípios, convocada pelas autoridades ucranianas, para debater o papel dos órgãos de poder local e regional no apoio à reconstrução da Ucrânia.
No encontro, Vasco Cordeiro manifestou ao Presidente Zelensky o «pleno apoio e solidariedade do Comité das Regiões para com o povo ucraniano, que há mais de um ano enfrenta uma guerra brutal e injustificada, e o apoio contínuo que os órgãos de poder local e regional da UE têm prestado e continuarão a prestar até que a Ucrânia possa viver em paz e em liberdade».
O Presidente do CR declarou ainda: «Estou na Ucrânia também para demonstrar o empenho dos órgãos de poder local e regional da UE ao povo ucraniano. É também um dever para nós estarmos aqui, porque esta guerra é a nossa guerra! Os ucranianos estão a pagar o preço mais elevado para defender o nosso projecto europeu. O Comité das Regiões Europeu está empenhado em apoiar a Ucrânia a reforçar a capacidade dos seus órgãos de poder local e regional e prepará-los para as negociações e para a adesão à UE».
Na reunião, Vasco Cordeiro apresentou também ao Presidente Zelensky o pacote de 10 medidas de apoio aos órgãos de poder local e regional ucranianos, aprovado recentemente pelo CR, que inclui, entre outros, a oferta de programas de reforço das capacidades a funcionários locais e regionais ucranianos, a disponibilização de espaços de escritórios aos representantes locais e regionais ucranianos nas instalações do CR e o alargamento do programa do CR para jovens políticos eleitos a jovens dirigentes ucranianos.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker