A Azores Airlines e a SATA Air Açores, companhias aéreas do Grupo SATA, tiveram em 2022 resultados líquidos negativos de 32,4 e 2,5 milhões de euros, respectivamente, revelou a empresa.
Num comunicado distribuído à Imprensa, o grupo empresarial refere que a companhia aérea SATA Internacional- Azores Airlines “continua a fazer o seu caminho de recuperação a todos os níveis”, obtendo, em 2022,” o seu melhor ano de Receitas de sempre”, no montante de 211,1 milhões de euros. Este valor ultrapassa, pela primeira vez, a referência de 200 milhões de euros.
Na base desta evolução está o número recorde de passageiros transportados pela companhia aérea em 2022, que ultrapassou pela primeira vez, a marca de 1 milhão de passageiros, o que representa um crescimento de 14,5% em relação a 2019 e de 67% em relação a 2021.
Da análise feita pelo Grupo SATA aos resultados de 2022, resulta “igualmente um saudável crescimento da receita média por passageiro, mais 4% em comparação com 2019 e de mais 24% em comparação com 2021. Do mesmo modo, a oferta continuou a crescer, tendo registado um aumento de 26% nas horas de voo, face a 2021, o que permitiu atrair novos mercados turísticos para a Região”.
A taxa de ocupação dos aviões evoluiu para 75% ao ano, o que significou um aumento de 9 pontos percentuais face a 2021, embora ainda 4 pontos percentuais abaixo do valor de 2019.
O crescimento de Receita, “muito superior ao crescimento de Custos Totais”, permitiu atingir um Resultado Operacional, antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações e Custos de reestruturação de 5,403 milhões de Euros, “um resultado positivo pela primeira vez, nos últimos 10 anos”. Segundo o Grupo SATA, este valor representa, igualmente, “uma melhoria de 27,7 milhões de euros comparado com o ano pré-pandemia de 2019 e 12,6 milhões de euros comparado com o ano de 2021.
Indica o grupo empresarial que a melhoria de EBITDA foi, ainda assim, “condicionada por diversos factores, por entre os quais se destacaram: i) o crescimento significativo do custo de combustíveis (+37,6 milhões de euros face a 2019 e +51,9 milhões de euros face a 2021); os custos associados ao combate à pandemia, que se mantiveram no 1º trimestre do ano; as graves disrupções nas cadeias de abastecimento verificadas ao longo do ano; os constrangimentos verificados em diversos aeroportos para onde a Azores Airlines habitualmente opera; e a desvalorização do euro face ao dólar americano”. Isto para além do facto de a Azores Airlines “continuar a suportar o défice de exploração as rotas de Obrigações de Serviço Público (OSP) entre o continente e as ilhas Pico, Faial e Santa Maria, bem como, entre Ponta Delgada e o Funchal.”
O Resultado Líquido de 34,2 milhões de Euros negativos, melhorou em 21,6 milhões de euros, em comparação com 2019 e em cerca de 16,1 milhões de euros, em relação a 2021.
Este resultado encontra-se “condicionado por custos de reestruturação e por custos da dívida decorrente do financiamento bancário adicional, incorridos para enfrentar a pandemia e para atender ao processo de reestruturação e, ainda, por rubricas meramente contabilísticas”.
Apesar do “contexto adverso”, a performance da companhia aérea Azores Airlines, “continuou a cumprir com os objectivos definidos no Plano de Reestruturação acordado com a Comissão Europeia”.
Salienta o Grupo SATA que as perspectivas para 2023 “são positivas no que toca ao crescimento da receita, tendo em conta que na primeira metade de 2023 o crescimento de Receita, reflectido nas reservas de bilhetes (forward bookings), está 40% acima do que o registado no mesmo período de 2022”.
SATA Air Açores com
prejuízo de 2,5 milhões de euros
A companhia aérea SATA Air Açores obteve, em 2022, - segundo o Grupo SATA – “o seu melhor ano de Receitas de sempre, que ascendeu ao montante de 92,2 milhões de euros. Este valor representa um crescimento de 9,3% em comparação com o ano pré-pandemia de 2019, e 11,9%, quando comparado com 2021.
Na base desta evolução está o número recorde de passageiros transportados em 2022, num valor superior a 837 mil passageiros, o que representou um crescimento de 32,2% em comparação com o ano anterior, e de 9,2% em comparação com 2019. O ano ficou marcado pelo crescimento da frota da companhia aérea regional, que passou a operar com sete aeronaves pela primeira vez na sua história.
A adição de uma aeronave suplementar foi determinada pelo crescimento de tráfego inter-ilhas, consequência do desenvolvimento da Tarifa Açores e do crescimento do número de visitantes na Região.
Em 2022, a SATA Air Açores realizou mais 2.914 voos inter-ilhas face a 2021 (+20,2%) e mais 2.024 face a 2019 (+13,2%), tendo sido registado um “saudável crescimento” da receita média por passageiro (mais 25% em comparação com 2019 e de mais 24% em comparação com 2021). A taxa de ocupação evoluiu para 73% ao ano, o que significou um aumento de 5 pontos percentuais face a 2021, embora ainda 5 pontos percentuais abaixo do valor de 2019.
O consequente crescimento de Receita, “amortizou o custo de introdução da nova aeronave no Verão e permitiu a continuidade da sua operação o resto do ano”.
A companhia aérea atingiu um Resultado Operacional antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações de 7,8 milhões de euros. Este valor é inferior a 2019 em 7,5 milhões de euros e a 2021 em 5,9 milhões de euros. Para além dos custos de introdução de uma nova aeronave, o Resultado Operacional foi condicionado pelo: “crescimento significativo do custo de combustíveis (+5,2 milhões de Euros face a 2019 e +5,9 milhões de Euros face a 2021); pelos custos de combate à pandemia no 1º trimestre; pelas graves disrupções nas cadeias de abastecimento; e pela desvalorização do euro face ao dólar americano.
O Resultado Líquido de -2,5 milhões de Euros, melhorou 4,3 milhões de Euros em comparação com 2021.
Perspectivas positivas para 2023
Segundo o Grupo SATA, no global, as perspectivas para 2023 apresentam-se “positivas” nas duas companhias aéreas do grupo.
Para 2023, estima-se que “os riscos maiores possam advir de factores externos à organização” com destaque para “a instabilidade nos mercados financeiros com possível impacto na procura e a volatilidade de preços dos factores nos mercados internacionais”.
Em termos de Custos, o preço do combustível tem estado, no momento, ligeiramente abaixo do verificado no ano anterior. E, de harmonia com o grupo SATA, “o término do período de emergência, que ocorreu em Dezembro de 2022 e o consequente fim dos cortes salariais em ambas as companhias aéreas, terão um impacto material nas contas do corrente ano”.
Bolieiro afirma que a SATA “está num caminho de gestão competente e diligente”
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou ontem que os resultados líquidos positivos da Atlânticoline e da Portos dos Açores, aliados à melhoria dos números da SATA, são prova de uma “governação de sucessos” que “incomodam outros que deixaram um legado difícil”.
“Estamos, sobretudo, reconhecidos e gratos, felicitando os trabalhadores todos das empresas”, declarou o Presidente do Governo, que ontem visitou, na ilha do Faial, a sede da Atlânticoline e o cais de embarque da Horta, dirigindo palavras de estímulo aos trabalhadores da empresa.
Os resultados recentes da Atlânticoline, em concreto, são garantia da “sustentabilidade do negócio” e prova de “competência, responsabilidade e política estratégica”.
“Uma parte do que diz respeito aos resultados líquidos de todas as empresas do sector da mobilidade é para depois amortizar o legado antigo”, lembrou, todavia, o Presidente do Governo, reiterando que é marco deste Executivo “não interferir na gestão destas empresas”.
No que refere à SATA, cujos números de 2022 foram ontem conhecidos, e atestam o primeiro EBITDA “positivo em dez anos e o melhor ano de receitas de sempre”, José Manuel Bolieiro defendeu que a empresa “está num caminho de gestão competente, diligente e de apresentação de bons resultados operacionais”.
“Há-de chegar o tempo também, com este percurso, de passar a ter resultados líquidos positivos”, considerou.
José Manuel Bolieiro adiantou ainda que o até agora vogal Francisco Bettencourt vai ser indicado para futuro Presidente do Conselho de Administração da Atlânticoline.