Duarte Freitas diz que a Região pode não receber 3,9 milhões de euros de empréstimos da empresa Ilhas de Valor

O Secretário Regional das Finanças anunciou ontem na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa Regional que a empresa pública Ilhas de Valor “dificilmente” irá recuperar 3,9 milhões de euros dos empréstimos que concedeu e que há 2,6 milhões de euros que estão, neste momento em plano de pagamento. O governante anunciou que foram contactadas várias empresas e, no neste início de ano, o Governo já conseguiu duplicar os recebimentos em média do ano passado. “Estamos a falar de 34 mil euros por mês” que o Governo dos Açores está a receber agora em conta destes empréstimos da Ilhas de Valor.
O Secretário das Finanças, Planeamento e Administração Pública manifestou preocupação com o facto de ainda não ter sido pago qualquer valor conforme previsto no contrato assinado entre a Região e o INATEL para a exploração dos hotéis da Graciosa e das Flores. E, neste contexto, Duarte Freitas admite que a Região poderá denunciar este contrato.
“Até Junho temos de tomar decisões sobre a denúncia ou não do contracto com o INATEL”, disse, justificando com o facto de o INATEL ainda não ter pago um euro pela exploração das duas unidades hoteleiras.
O Governo está também a estudar se os hotéis da Graciosa e das Flores vai ser alienados ou concessionados.
Duarte Freitas falava na audição na Comissão da Economia da Assembleia Legislativa Regional sobre as auditorias à Ilhas de Valor, Lotaçor e Portos dos Açores.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker