Governo dos Açores aprova 88 zonas para esta época balnear

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, aprovou a lista das águas balneares costeiras e a duração das respectivas épocas balneares propostas pelas várias autarquias da Região. Numa portaria publicada ontem em Jornal Oficial, são então identificadas 88 zonas balneares nas nove ilhas do arquipélago, mais duas do que no ano passado.
As várias épocas balneares variam conforme a zona balnear em causa e estendem-se pelo período máximo compreendido entre 1 de Junho e 30 de Setembro. Deste total de 88 zonas balneares, 53 delas foram galardoadas com Bandeira Azul.

Ponta Delgada é concelho com mais
 zonas balneares em São Miguel
Começando pela ilha de São Miguel, o concelho do Nordeste é o único que não tem qualquer zona balnear nesta lista. Já Ponta Delgada terá 8 águas balneares em 2023: Milícias, Pópulo, Poças Sul dos Mosteiros, Piscina Natural das Portas do Mar, Forno da Cal, Poços de São Vicente Ferreira / Capelas, Ponta da Ferraria e Praia dos Mosteiros. Na Lagoa, Baixa da Areia, Piscinas Naturais da Lagoa e Caloura são as zonas para esta época balnear. Durante o ano de 2023, o concelho da Ribeira Grande tem 5 zonas balneares aprovadas nesta portaria (Areal de Santa Bárbara, Calhetas, Praia dos Moinhos, Poças da Ribeira Grande e Calhetas da Maia); Vila Franca do Campo o mesmo número (Água d’Alto, Corpo Santo, Ilhéu de Vila Franca do Campo, Prainha de Água d’Alto e Vinha da Areia) e 4 no concelho da Povoação (Praia do Fogo na Ribeira Quente, Ribeira dos Pelames, Morro e Portinho do Faial da Terra). Na vizinha ilha de Santa Maria, as zonas balneares dos Anjos, Formosa, Maia e São Lourenço

Pico com 26 zonas balneares
aprovadas este ano
O Grupo Central do arquipélago é aquele com mais águas balneares costeiras aprovadas e, nessa vertente, o Pico lidera este ranking com 26 zonas. Começando pelo concelho das Lajes do Pico, encontram-se as zonas do Calhau, Clube Naval das Lajes, Fonte, Manhenha, Lajes (Maré), Poça das Mujas, Pontes, Santa Cruz das Ribeiras, Verdoso, Admoiro, Porto da Baixa e Caminho de Baixo (Santa Bárbara). Ainda no Pico, mas no concelho da Madalena foram aprovadas 8 zonas (Madalena, Baixas, Barca, Cais Mourato, Criação Velha, Pocinho, São Mateus, Prainha do Galeão), enquanto em São Roque os Arcos, Caisinho, Poça Branca, Piscina do Cais, Poças de São Roque e Furna de Santo António foram as águas propostas pelo concelho e autorizadas pelo Governo Regional.
Ainda no ‘Triângulo’, o Faial viu aprovadas as zonas do Almoxarife, Conceição, Fajã, Porto Pim, Varadouro e Castelo Branco. Em São Jorge, serão três as zonas balneares para este ano; Portinhos - Fajã Grande, Poça dos Frades e Preguiça – Velas.
Mantendo a análise ainda no Grupo Central, o concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, contará com 9 zonas para esta época balnear (Calheta dos Lagadores, Escaleiras, Praia Grande, Porto Martins, Praia da Riviera, Prainha, Quatro Ribeiras, Sargentos e Biscoitos) enquanto em Angra do Heroísmo, as águas balneares costeiras foram a Baía do Refugo, Cinco Ribeiras, Negrito, Prainha (Angra do Heroísmo), Salga, Salgueiros e Silveira. Já a ilha Graciosa mantém as mesmas zonas balneares do ano anterior; Barro Vermelho, Piscina do Carapacho, Praia, Zona Balnear da Calheta e Poceirões.
Finalmente, no Grupo Ocidental foram aprovadas as zonas balneares da Fajã Grande, Santa Cruz das Flores e a Praia da Areia no Corvo.

Açores com 53 bandeiras
azuis este ano, mais 4 do
 que em 2022
Angra do Heroísmo tem seis zonas balneares galardoadas com bandeira azul, a Baía do Refugo, Cinco Ribeiras, Negrito, Salga, Salgueiros e Silveira. E a Horta tem cinco locais galardoados, Almoxarife, Castelo Branco, Porto Pim, Varadouro e Marina da Horta.
O concelho da Lagoa tem três zonas balneares com bandeira azul, Baixa da Areia, Caloura e Zona Balnear da Lagoa. Já Ponta Delgada tem seis locais galardoados, Forno de Cal, praia das Milícias, praia do Pópulo, Poças Sul dos Mosteiros, Poços de São Vicente Ferreira e Marina de Ponta Delgada
 Na Povoação foram galardoadas as zonas balneares do Morro, Portinho do Faial da Terra e Praia do Fogo (Ribeira Quente). Foram galardoados cinco locais na Ribeira Grande, o Areal de Santa Bárbara, Calhetas, Calhetas da Maia, Poças da Ribeira Grande e Praia dos Moinhos.
 Em Vila Franca do Campo foram galardoadas as zonas balneares praia de Água d’Alto, Prainha de Água d’Alto, Vinha da Areia, TERRAAZUL, TERRAAZUL I e TERRAAZUL II.
Nas Lajes do Pico foi galardoado com a bandeira azul o Núcleo de Recreio Náutico das Lajes do Pico.
 Foram galardoados com bandeira azul oito locais na Praia da Vitória, os Biscoitos, Escaleiras, Grande, Porto Martins, Praia da Riviera, Prainha, Quatro Ribeiras e Marina da Vila Praia da Vitória.
Em Santa Cruz da Graciosa foram galardoadas quatro zonas balneares, Barro Vermelho, Piscina do Carapacho, Praia e Zona Balnear Santa Cruz (Calheta).
Vila do Porto tem galardoadas cinco zonas balneares, Anjos, praia Formosa, Maia, São Lourenço e Maria de Vila do Porto.
Nas Velas de São Jorge foi galardoado com a bandeira azul o Núcleo Recreio Náutico de Velas.
                             

Luís Lobão/João Paz

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker