135 mil lâmpadas vão iluminar as noites das festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres

 A pedra basáltica da fachada da Igreja foi limpa de pregos de aço e está toda tapada com motivos alusivos à festa. Pela primeira vez este ano, o Campo de São Francisco é iluminado com cinco mil lâmpadas led. E as nove barracas de comes e bebes na Avenida Kopke já estão a ser montadas pela equipa de 42 trabalhadores do mestre João Cabral.

Cerca de 135 mil lâmpadas vão iluminar este ano a fachada da Igreja do Senhor Santo Cristo dos Milagres, o torreão, com os seus relicários, o Campo de São Francisco e o coreto  com algumas alterações em relação ao ano passado.
Pela primeira vez este ano, o Campo de São Francisco e o coreto estão a ser iluminados com cinco mil lâmpadas led.
Na fachada da Igreja do Senhor Santo Cristo dos Milagres fez-se um trabalho municioso de limpeza da pedra basáltica dos pregos de aço que, em anos anteriores eram colocados para segurar os fios de electricidade. E a pedra basáltica vai ficar praticamente toda tapada com motivos iluminados com o mesmo padrão das três portadas da fachada da igreja.
Todo este trabalho é coordenado pelo mestre João Cabral, da empresa ‘Quatriluz’, que tem à sua responsabilidade 42 funcionários.
João Cabral é um discípulo do memorável Humberto Moniz, com quem trabalhou 18 anos na empresa Electro Moderna. Por altura do Senhor Santo Cristo dos Milagres, tirava as férias para poder estar a trabalhar na iluminação das festas com Humberto Moniz, pelo que conhece de cor todos os processos de electrificação da Igreja, da Torre e do Campo de São Francisco.

Barracas na Avenida Kopke

Também já estão a ser montadas na Avenida Kopke, à entrada do porto de Ponta Delgada, seis barracas grandes e três mais pequenas de comes e bebes, encargo que é também responsabilidade de João Cabral.
Todos os trabalhos, segundo João Cabral, estão a decorrer com normalidade, apesar das chuvas e chuviscos incomodativos para os mestres electricistas.
No Campo de São Francisco há já o vaivém normal desta altura, com uma maior frequência de crentes no interior da Igreja do Senhor Santo Cristo. Já há crentes a comprar círios para cumprirem as suas promessas no sábado e domingo durante as procissões do Senhor Santo Cristo.

Madre Teresa: Foco de atenções

Grupos de turistas, curiosos com esta azáfama, procuram informar-se sobre as festividades e a imagem de Madre Teresa da Anunciada, no adro da Igreja, não passa desapercebida a ninguém, crentes e não crentes.
O empresário João Cabral que, nos últimos dias, tem passado a maior parte do seu tempo em frente à Igreja do Senhor Santo Cristo, houve centenas de opiniões, umas contra e outras a favor, sobre a nova localização da imagem mas, ao jornalista, nada diz. Prefere manter o silêncio para não ferir susceptibilidades.
Mas o facto é que a nova localização da Imagem de Madre Teresa da Anunciada, no adro da igreja, é aceite por muitos crentes, critica por outros e é um foco de atenção para todos os que passam a norte do Campo de São Francisco.
Inaugurada no adro da Igreja pelo Bispo dos Açores, Dom Armando Esteves Domingues, ao lado do reitor do Santuário, cónego Adriano Borges; e aceite pela Direcção Regional da Cultura, há a convicção de que dificilmente se alterará a localização da Imagem de Madre Teresa da Anunciada, apesar das vozes que não são favoráveis.
                                       
 João Paz

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker