A primeira loja da insígnia Continente que abriu nos Açores, uma parceria comercial entre o Grupo Bensaude, através da INSCO, com a SONAE, comemora este Sábado o seu 30º aniversário. Localizada no Parque Atlântico, em Ponta Delgada, a loja por onde passam em média 4.500 clientes diariamente, é actualmente uma das 10 instaladas nos Açores. O Director da Loja Continente em Ponta Delgada, José Manuel Machado, que se encontra ligado “à empresa desde o inicio”, revelou de que forma se irá festejar esta data marcante.
“Vamos convidar alguns fornecedores que são nossos parceiros de negócios há 30 anos. Começamos com 40 fornecedores regionais e neste momento estamos com 240”, destaca com orgulho. A parceria com empresários açorianos, “fundamentalmente nas áreas dos lacticínios e produtos agrícolas”, é, segundo o Director, um dos grandes objectivos da Loja que quer estar “cada vez mais associada à economia regional”.
“Neste momento só não temos fornecedores do Corvo. Temos, por exemplo, fornecedores da Graciosa ou de São Jorge e não estamos lá fisicamente”, realça.
Ainda neste âmbito, José Manuel Machado destaca o Clube de Produtores dos Açores, “existente há cerca de 8 anos”, e que “juntamente com os fornecedores, orienta e aponta as culturas mais em falta ou as quantidades a produzir”.
A aposta nos produtos açorianos é algo valorizado pela Loja, refere, antes de lembrar a Feira da Marca Açores realizada anualmente.
“Das melhores feiras que temos e onde damos um importante foco na promoção dos produtos dos Açores. Estamos igualmente a criar um espaço definitivo em loja, um local onde estarão expostos unicamente os produtos dos Açores”, revela.
Implementação da fila única para pagamento
Apesar de estar a comemorar 30 anos de existência, o Director da Loja Continente em Ponta Delgada garante que “não estagnamos” e, dá como exemplo, o processo de remodelação da Loja.
“Vamos ter muitas novidades, entre elas, a ‘Pizza na Hora’, uma piza que se faz em 4 minutos ou o ‘Sushi’, outra das novidades na grande distribuição. Vamos também apostar muito nas refeições quentes. Já tínhamos refeições refrigeradas e agora vamos passar a ter refeições quentes”, salienta.
Na vertente da melhoria do serviço prestado ao cliente, José Manuel Machado destaca o investimento realizado na implementação da fila única.
“Acaba por ser mais justo e é algo que já está provado ser muito melhor para o cliente”, afirma.
Também na secção de peixaria, será introduzido um novo sistema onde é entregue um pager ao cliente para que este possa continuar a realizar as suas compras e ser contactado apenas quando a sua encomenda estiver pronta.
O investimento tecnológico foi outra das apostas, nomeadamente, com a implementação do SIGA, “uma aplicação do Continente para telemóvel que permite às pessoas virem ao hipermercado, fazer as suas compras através do telemóvel e dirigir-se depois a um local específico em que apenas tem de encostar o telemóvel para proceder ao pagamento. Não há qualquer interferência de um colaborador. Isto, obviamente, para além dos self check outs de que já dispomos”.
Aposta na eficiência energética
As preocupações ambientais são outros dos aspectos destacados e, no âmbito desta remodelação, as áreas de fresco na padaria, peixaria e talho irão contar “com balcões novos”.
“Retiramos todos os móveis sem porta, que não são nada eficientes e onde o desperdício de frio era muito. Trocamos a nossa central de frio por uma muito mais moderna que vai trabalhar com CO2 e, só aí, vamos ter um ganho de eficiência à volta dos 25%. Será também efectuado um grande investimento, no tecto da Loja, em painéis foto voltaicos. No dia-a-dia há sempre essa grande preocupação e temos planos de acção para reduzir a água”, realça.
Na vertente social, a Loja Continente de Ponta Delgada trabalha com “vários parceiros e todos os alimentos são recolhidos à noite por uma associação que depois entrega directamente essas refeições a famílias que necessitam. Temos igualmente parcerias com o Banco Alimentar ou outras associações de animais”.
Com sensivelmente 160 pessoas ligadas apenas a esta Loja em Ponta Delgada, José Manuel Machado dá ênfase ao trabalho realizado.
“Só não trabalhamos entre a meia-noite e as 5 da manhã. Há uma equipa de reposição que entra às 5h, o pessoal de recepção de mercadoria que entra às 6h e depois nunca mais paramos até à meia-noite. Trabalhamos 363 dias por ano, com excepção do Natal e Passagem de Ano e agora no Domingo de Santo Cristo, em que encerramos às 13h”, refere.
As vendas online, uma área introduzida numa primeira fase em São Miguel, já se expandiram e “hoje em dia já entregamos nas 9 ilhas dos Açores”.
“É um serviço com cada vez mais procura, obviamente que na época da pandemia houve um volume maior, mas o mercado online é um sector em crescimento”, considera.
Concretamente sobre a cerimónia agendada para as 10h do dia de hoje, José Manuel Machado revela que para além dos convites a fornecedores que trabalham com a Loja há 30 anos, “convidamos também algumas pessoas que trabalharam aqui connosco e que já estão na reforma. Teremos igualmente alguns colaboradores que abriram esta loja mas que, por variadas razões, já estão a trabalhar noutras lojas, como por exemplo, nas Capelas ou Ribeira Grande”.
“Temos o partir do bolo às 10h e depois alguma animação. Vamos distribuir brindes, vamos ter um grupo folclórico, um quarteto de jazz e um grupo de cantares da Fajã de Cima e, claro, bolo durante todo o dia”, especifica ainda.
A finalizar, o Director da Loja Continente de Ponta Delgada deixa ainda um convite muito especial.
“Quem faz anos neste dia 13 de Maio está convidado a vir cá levantar um bolo de aniversário oferecido pelo Continente”, promete.
CA